Total de visualizações de página

quinta-feira, 25 de agosto de 2011


ASSEMBLEIA DE DEUS DO RIO DA PRATA
CULTO DE LIBERTAÇÃO – DIA 17/08/2010 - À NOITE – 3ª FEIRA

TIPO DE SERMÃO: TEMÁTICO TEMA: COMO SE APROXIMAR DE DEUS
TEXTO: ÊXODO 3. 4,5
“O SENHOR VIU QUE ELE SE APROXIMAVA PARA OBSERVAR. ENTÃO, DO MEIO DA SARÇA DEUS O CHAMOU: “MOISÉS, MOISÉS!” “EIS-ME AQUI”, RESPONDEU ELE.
ENTÃO DISSE DEUS: NÃO SE APROXIME. TIRE AS SANDÁLIAS DOS PÉS, POIS O LUGAR EM QUE VOCÊ ESTÁ É TERRA SANTA”.

INTRODUÇÃO
  • MOISÉS ERA HEBREU, MAS FOI CRIADO NO EGITO POR SUA MÃE; (DOIS ENSINOS DIFERENTES)
  • ELE NÃO TINHA TIDO CONTATO COM DEUS ANTES, JÁ QUE ELE SE SURPREENDE COM O MILAGRE QUE ESTAVA VENDO (EX 3.3);
DESENVOLVIMENTO
  1. DEUS ESTÁ NOS VENDO (3.4) “O SENHOR VIU QUE ELE SE APROXIMAVA PARA OBSERVAR”
...o Senhor não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o Senhor, o coração. I Sm 16. 7
  • PASSAGEM EXTRA (Sl 33.13 – 22)
  1. DEUS NOS CHAMA (3.4) “ENTÃO, DO MEIO DA SARÇA DEUS O CHAMOU: “MOISÉS, MOISÉS!”
  • UM EXEMPLO DE CHAMADO DE DEUS:
1 E O JOVEM Samuel servia ao SENHOR perante Eli; e a palavra do SENHOR era de muita valia naqueles dias; não havia visão manifesta. 2 E sucedeu, naquele dia, que, estando Eli deitado no seu lugar (e os seus olhos começavam a escurecer, pois não podia ver), 3 E estando também Samuel já deitado, antes que a lâmpada de Deus se apagasse no templo do SENHOR, onde estava a arca de Deus,4 O SENHOR chamou a Samuel, e disse ele: Eis-me aqui. 5 E correu a Eli, e disse: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Mas ele disse: Não te chamei eu, torna a deitar-te. E foi e se deitou. 6 E o SENHOR tornou a chamar outra vez a Samuel, e Samuel se levantou, e foi a Eli, e disse: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Mas ele disse: Não te chamei eu, filho meu, torna a deitar-te. 7 Porém Samuel ainda não conhecia ao SENHOR, e ainda não lhe tinha sido manifestada a palavra do SENHOR. 8 O SENHOR, pois, tornou a chamar a Samuel terceira vez, e ele se levantou, e foi a Eli, e disse: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Então entendeu Eli que o SENHOR chamava o jovem. 9 Por isso Eli disse a Samuel: Vai deitar-te e há de ser que, se te chamar, dirás: Fala, SENHOR, porque o teu servo ouve. Então Samuel foi e se deitou no seu lugar.
10 Então veio o SENHOR, e pôs-se ali, e chamou como das outras vezes: Samuel, Samuel. E disse Samuel: Fala, porque o teu servo ouve. 11 E disse o SENHOR a Samuel: Eis que vou fazer uma coisa em Israel, a qual todo o que ouvir lhe tinirão ambos os ouvidos.

12 Naquele mesmo dia suscitarei contra Eli tudo quanto tenho falado contra a sua casa, começarei e acabarei. 13 Porque eu já lhe fiz saber que julgarei a sua casa para sempre, pela iniquidade que ele bem conhecia, porque, fazendo-se os seus filhos execráveis, não os repreendeu. 14 Portanto, jurei à casa de Eli que nunca jamais será expiada a sua iniquidade, nem com sacrifício, nem com oferta de alimentos. (I Sm 3.1 – 14)


  • PROMESSA DE DEUS PARA QUEM ELE CHAMA:
6 Eu, o SENHOR, te chamei em justiça, e te tomarei pela mão, e te guardarei, e te darei por aliança do povo, e para luz dos gentios. 7 Para abrir os olhos dos cegos, para tirar da prisão os presos, e do cárcere os que jazem em trevas. 8 Eu sou o SENHOR; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura. 9 Eis que as primeiras coisas já se cumpriram, e as novas eu vos anuncio, e, antes que venham à luz, vo-las faço ouvir. (Is 42. 6 - 9)
  1. DEUS NÃO PERMITE APROXIMAÇÃO INCORRETA (3.5)
PRECISAMOS ABANDONAR AQUILO QUE NOS AFASTA DE DEUS.
TIRE AS SANDÁLIAS DOS PÉS POIS O LUGAR EM QUE VOCÊ ESTÁ É TERRA SANTA.”
QUANDO NOS APROXIMAMOS PRECISAMOS ENTENDER A VONTADE DE DEUS (Ex 3.10)

13 Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne,...
16 Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne. 17 Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis. 18 Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei.
19 Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, 20 Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,
21 Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.
22 Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. 23 Contra estas coisas não há lei. 24 E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. 25 Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito.

CONCLUSÃO

DEUS QUER AGIR POR INTERMÉDIO DE NÓS, MAS PARA ISSO PRECISAMOS NOS COLOCAR DIANTE DELE PREPARADOS. DEUS PRECISA ENCONTRAR EM NÓS TERRA FÉRTIL PARA PLANTAR O ESPÍRITO DELE. TERRA QUEIMADA PELO PECADO NÃO TEM MAIS UTILIDADE. É COMO UM GALHO ARRANCADO DE UMA ÁRVORE, MORRE. PARA A ÁRVORE CONTINUAR VIVENDO É PRECISO QUE A RAIZ ESTEJA PROFUNDA EM TERRA FÉRTIL, NÓS CRENTES PRECISAMOS ESTAR ALICERÇADOS NA PALAVRA DE DEUS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário