Total de visualizações de página

sábado, 17 de março de 2012

A FORÇA DESTRUIDORA DA COBIÇA




COBIÇA – DESEJAR O QUE É DE OUTRO (CONCUPISCÊNCIA/ AVAREZA)

TEXTO BASE: Quando alguém for tentado, jamais deverá dizer: "Estou sendo tentado por Deus". Pois Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta.Cada um, porém, é tentado pela própria cobiça, sendo por esta arrastado e seduzido. Tiago 1:13-14

De onde vêm as guerras e contendas que há entre vocês? Não vêm das paixões que guerreiam dentro de vocês?Vocês cobiçam coisas, e não as têm; matam e invejam, mas não conseguem obter o que desejam.Vocês vivem a lutar e a fazer guerras. Não têm, porque não pedem. Tiago 4:1-2


EXEMPLOS DE COBIÇA

(FINANCEIRA)

  • Alguém da multidão lhe disse: "Mestre, dize a meu irmão que divida a herança comigo".
    Respondeu Jesus: "Homem, quem me designou juiz ou árbitro entre vocês? "Então lhes disse: "Cuidado! Fiquem de sobreaviso contra todo tipo de ganância; a vida de um homem não consiste na quantidade dos seus bens".Então lhes contou esta parábola: "A terra de certo homem rico produziu muito bem.Ele pensou consigo mesmo: ‘O que vou fazer? Não tenho onde armazenar minha colheita’."Então disse: ‘Já sei o que vou fazer. Vou derrubar os meus celeiros e construir outros maiores,e ali guardarei toda a minha safra e todos os meus bens.E direi a mim mesmo: Você tem grande quantidade de bens, armazenados para muitos anos. Descanse, coma, beba e alegre-se’."Contudo, Deus lhe disse: ‘Insensato! Esta mesma noite a sua vida lhe será exigida. Então, quem ficará com o que você preparou? ’"Assim acontece com quem guarda para si riquezas, mas não é rico para com Deus". Lucas 12:13-21


  • Um homem chamado Ananias, juntamente com Safira, sua mulher, também vendeu uma propriedade.
    Ele reteve parte do dinheiro para si, sabendo disso também sua mulher; e o restante levou e colocou aos pés dos apóstolos.Então perguntou Pedro: "Ananias, como você permitiu que Satanás enchesse o seu coração, a ponto de você mentir ao Espírito Santo e guardar para si uma parte do dinheiro que recebeu pela propriedade?Ela não lhe pertencia? E, depois de vendida, o dinheiro não estava em seu poder? O que o levou a pensar em fazer tal coisa? Você não mentiu aos homens, mas sim a Deus".Ouvindo isso, Ananias caiu e morreu. Grande temor apoderou-se de todos os que ouviram o que tinha acontecido. Atos 5:1-5

São assim as veredas de todo aquele que usa de cobiça: ela põe a perder a alma dos que a possuem. Provérbios 1:19

O que se dá à cobiça perturba a sua própria casa; mas o que aborrece a peita (suborno) viverá. Provérbios 15:27

(SEXUAL)

  • Na primavera, época em que os reis saíam para a guerra, Davi enviou para a batalha Joabe com seus oficiais e todo o exército de Israel; e eles derrotaram os amonitas e cercaram Rabá. Mas Davi permaneceu em Jerusalém.Uma tarde Davi levantou-se da cama e foi passear pelo terraço do palácio.Do terraço viu uma mulher muito bonita tomando banho,e mandou alguém procurar saber quem era ela. Disseram-lhe: "É Bate-Seba, filha de Eliã e mulher de Urias, o hitita".Davi mandou que a trouxessem, e se deitou com ela, que havia acabado de se purificar da impureza da sua menstruação.Depois, voltou para casa.A mulher engravidou e mandou um recado a Davi, dizendo que estava grávida. 2 Samuel 11:1-5


QUANDO JULGAMOS A APARENTE COBIÇA DOS OUTROS

  • "Certo é que a sua cobiça não lhe trará descanso, e o seu tesouro não o salvará.Nada lhe restou para devorar; sua prosperidade não durará muito. Jó 20:20-21 (Jó 19 E 20)

CONSEQUÊNCIA - Depois que o Senhor disse essas palavras a Jó, disse também ao Elifaz, de Temã:"Estou indignado com você e com os seus dois amigos, pois vocês não falaram o que é certo a meu respeito, como fez meu servo Jó.Vão agora até meu servo Jó, levem sete novilhos e sete carneiros, e com eles apresentem holocaustos em favor de vocês mesmos. Meu servo Jó orará por vocês; eu aceitarei a oração dele e não farei com vocês o que vocês merecem pela loucura que cometeram. Vocês não falaram o que é certo a meu respeito, como fez meu servo Jó".Então Elifaz, de Temã, Bildade, de Suá, e Zofar, de Naamate, fizeram o que o Senhor lhes ordenara; e o Senhor aceitou a oração de Jó. Jó 42:7-9




Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo. Êxodo 20:17

O desejo do preguiçoso o mata, porque as suas mãos recusam trabalhar.O cobiçoso cobiça o dia todo, mas o justo dá, e nada retém. Provérbios 21:25-26

mas os cuidados do mundo, a sedução das riquezas e a cobiça doutras coisas, entrando, sufocam a palavra, e ela fica infrutífera. Marcos 4:19









Nenhum comentário:

Postar um comentário