Total de visualizações de página

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

COMO AGE A FÉ?


IGREJA NOVA VIDA EM CAMPO GRANDE – 04/04/2011
CULTO DE ORAÇÃO

TIPO DE SERMÃO: TEMÁTICO TEMA: COMO AGE A FÉ?

TEXTO: Hb 11.1
“ORA, A FÉ É A CERTEZA DE COISAS QUE SE ESPERAM, A CONVICÇÃO DE FATOS QUE SE NÃO VEEM”. (BÍBLIA DE ESTUDO DE GENEBRA)

INTRODUÇÃO:
  • COMO ESTÁ A TUA FÉ DIANTE DAS DIFICULDADES DA VIDA?
  • TUA FÉ TEM REMOVIDO MONTANHAS?
FALAR SOBRE A REALIDADE DA VIDA
CORPO:
7 PASSOS DE AÇÃO DA FÉ:

  1. A FÉ VEM PELO OUVIR E OUVIR A PALAVRA DE DEUS. Rm 10.17
  2. TEM CERTEZA DAS PROMESSAS DE DEUS.
ORA, A FÉ É A CERTEZA DE COISAS QUE SE ESPERAM,...”Hb 11.1a

  1. ESTÁ CONFIANTE NO PODER DE DEUS.
...A CONVICÇÃO DE FATOS QUE QUE SE NÃO VEEM”.Hb 11.1b

  1. PERCEBE O DESÍGNIO (PLANO, PROJETO) DE DEUS.
Hb 11.3 - “PELA FÉ, ENTENDEMOS QUE FOI O UNIVERSO FORMADO PELA PALAVRA DE DEUS, DE MANEIRA QUE O VISÍVEL VEIO A EXISTIR DAS COISAS QUE NÃO APARECEM”.
Sl 33.6,9 – “OS CÉUS POR SUA PALAVRA SE FIZERAM, E, PELO SOPRO DE SUA BOCA, O EXÉRCITO DELES.
POIS ELE FALOU, E TUDO SE FEZ; ELE ORDENOU, E TUDO PASSOU A EXISTIR”.
PERCEBEMOS, PELA FÉ, QUE O “VISÍVEL” NÃO É A ÚNICA E AUTOSSUFICIENTE REALIDADE.

  1. AGE SEGUNDO AS PROMESSAS DE DEUS.
Hb 11.8 – 22
8 Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia. 9 Pela fé habitou na terra da promessa, como em terra alheia, morando em cabanas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa.10 Porque esperava a cidade que tem fundamentos, da qual o artífice e construtor é Deus. 11 Pela fé também a mesma Sara recebeu a virtude de conceber, e deu à luz já fora da idade; porquanto teve por fiel aquele que lho tinha prometido. 12 Por isso também de um, e esse já amortecido, descenderam tantos, em multidão, como as estrelas do céu, e como a areia inumerável que está na praia do mar.13 Todos estes morreram na fé, sem terem recebido as promessas; mas vendo-as de longe, e crendo-as e abraçando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra.14 Porque, os que isto dizem, claramente mostram que buscam uma pátria.15 E se, na verdade, se lembrassem daquela de onde haviam saído, teriam oportunidade de tornar.
16 Mas agora desejam uma melhor, isto é, a celestial. Por isso também Deus não se envergonha deles, de se chamar seu Deus, porque já lhes preparou uma cidade. 17 Pela fé ofereceu Abraão a Isaque, quando foi provado; sim, aquele que recebera as promessas ofereceu o seu unigênito.18 Sendo-lhe dito: Em Isaque será chamada a tua descendência, considerou que Deus era poderoso para até dentre os mortos o ressuscitar; 19 E daí também em figura ele o recobrou. 20 Pela fé Isaque abençoou Jacó e Esaú, no tocante às coisas futuras.21 Pela fé Jacó, próximo da morte, abençoou cada um dos filhos de José, e adorou encostado à ponta do seu bordão. 22 Pela fé José, próximo da morte, fez menção da saída dos filhos de Israel, e deu ordem acerca de seus ossos”.

  1. CONSIDERA CRISTO SOBRE TUDO.
Hb 11,26
(MOISÉS)“26Tendo por maiores riquezas o vitupério (Insulto, injúria.
Ato vergonhoso ou infame.)
de Cristo do que os tesouros do Egito; porque tinha em vista a recompensa.

A DECISÃO DE MOISÉS DE ABDICAR “OS TESOUROS DO EGITO” E SOFRER “O OPRÓBRIO DE CRISTO” DEVE ENCORAJAR AQUELES QUE PERDERAM BENS E SOFRERAM O OPRÓBRIO POR CAUSA DE SUA FÉ.

  1. VENCE TREMENDAS DESVANTAGENS.
Hb 11. 29 - 38
29 Pela fé passaram o Mar Vermelho, como por terra seca; o que intentando os egípcios, se afogaram. 30 Pela fé caíram os muros de Jericó, sendo rodeados durante sete dias.31 Pela fé Raabe, a meretriz, não pereceu com os incrédulos, acolhendo em paz os espias. 32 E que mais direi? Faltar-me-ia o tempo contando de Gideão, e de Baraque, e de Sansão, e de Jefté, e de Davi, e de Samuel e dos profetas, 33 Os quais pela fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões, 34 Apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fuga os exércitos dos estranhos. 35 As mulheres receberam pela ressurreição os seus mortos; uns foram torturados, não aceitando o seu livramento, para alcançarem uma melhor ressurreição; 36 E outros experimentaram escárnios e açoites, e até cadeias e prisões. 37 Foram apedrejados, serrados, tentados, mortos ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, desamparados, aflitos e maltratados 38 (Dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, e montes, e pelas covas e cavernas da terra.

 PREGADOR: MARCOS AURÉLIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário