Total de visualizações de página

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

SEM AMOR, SEM DEUS.


IGREJA NOVA VIDA DO KM 32 - DIA 30/01/2011
TIPO DE SERMÃO: TEMÁTICO TEMA: SEM AMOR, SEM DEUS.

TEXTO: Mt 22.37 – 39
37E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. 38 Este é o primeiro e grande mandamento. 39 E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.

INTRODUÇÃO: O QUE É O AMOR?
AMOR
1. Sentimento que predispõe alguém a desejar o bem de outrem.
2. Sentimento de dedicação absoluta de um ser a outro, ou a uma causa.
3. Apego profundo a valor, coisa, ou animal: amor à verdade; amor aos livros, amor aos cães.
4. Devoção extrema Ato de dedicar-se ou consagrar-se ao máximo a alguém ou a entidade.

CORPO:
  • A QUEM PRECISAMOS AMAR?

Mt 22.39 E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
OBS.: VOCÊ SE AMA? CUIDA DA TUA SAÚDE FÍSICA, MENTAL E ESPIRITUAL?
FÍSICA- CORPO ...
MENTALFp 4.8 Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, NISSO PENSAI.
ESPIRITUALESTÁ ORANDO? I TS 5.17 Orai sem cessar.
ESTÁ BUSCANDO AO SENHOR? Is 55.6 Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.

PORQUE EM MT 22.37 DIZ:
Mt 22. 37 E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.
OBS.: PRECISAMOS VIVER EM DEUS, RESPIRAR DEUS, ESTAR COM DEUS. PRECISAMOS ENTREGAR AS NOSSAS VIDAS NAS MÃOS DE DEUS.

DEPOIS DE SABER QUE PARA AMAR ALGUÉM É PRECISO SE AMAR DE VERDADE, PRECISAMOS SABER QUEM NÓS DEVEMOS AMAR:
  • QUEM É O NOSSO PRÓXIMO?
Mt 5.43 Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo. 44 Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus; 45 Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos.46 Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo? 47 E, se saudardes unicamente os vossos irmãos, que fazeis demais? Não fazem os publicanos também assim? 48 Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus.
O NOSSO PRÓXIMO: NOSSOS INIMIGOS; QUEM FALA MAL DA GENTE; QUEM NOS ODEIA; QUEM NOS MALTRATA; QUEM NOS PERSEGUE.
  • AMAR AO PRÓXIMO PRECISA DE AÇÃO
Lc 6. 27 Mas a vós, que isto ouvis, digo: Amai a vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam; 28 Bendizei os que vos maldizem, e orai pelos que vos caluniam. 29 Ao que te ferir numa face, oferece-lhe também a outra; e ao que te houver tirado a capa, nem a túnica recuses;30 E A QUALQUER QUE TE PEDIR; e ao que tomar o que é teu, não lho tornes a pedir. 31 E como vós quereis que os homens vos façam, da mesma maneira lhes fazei vós, também. 32 E se amardes aos que vos amam, que recompensa tereis? Também os pecadores amam aos que os amam. 33 E se fizerdes bem aos que vos fazem bem, que recompensa tereis? Também os pecadores fazem o mesmo. 34 E se emprestardes àqueles de quem esperais tornar a receber, que recompensa tereis? Também os pecadores emprestam aos pecadores, para tornarem a receber outro tanto. 35 Amai, pois, a vossos inimigos, e fazei bem, e emprestai, sem nada esperardes, e será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo; porque ele é benigno até para com os ingratos e maus.36 Sede, pois, misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso.

Misericórdia - Compaixão suscitada pela dor alheia.

  • O AMOR ENTRE IRMÃOS É MÚTUO
Jo 13. 34 Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. 35 Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.


I Pe 1. 22 Agora que vocês purificaram a sua vida pela obediência à verdade, visando ao amor fraternal e sincero, amem sinceramente uns aos outros e de todo coração.

IJo 2. 9 Aquele que diz que está na luz, e odeia a seu irmão, até agora está em trevas.10 Aquele que ama a seu irmão está na luz, e nele não há escândalo. 11 Mas aquele que odeia a seu irmão está em trevas, e anda em trevas, e não sabe para onde deva ir; porque as trevas lhe cegaram os olhos.

I Jo 4. 7 Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. 8 Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor. 9 Nisto se manifesta o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos. 10 Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados. 11 Amados, se Deus assim nos amou, também nós devemos amar uns aos outros. 12 Ninguém jamais viu a Deus; se nos amamos uns aos outros, Deus está em nós, e em nós é perfeito o seu amor.

I Jo 4. 16 E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele.18 No amor não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor; porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em amor. 19 Nós o amamos a ele porque ele nos amou primeiro.20 Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu? 21 E dele temos este mandamento: que quem ama a Deus, ame também a seu irmão.

I Jo 3.14 Sabemos que já passamos da morte para a vida porque amamos nossos irmãos. Quem não ama permanece na morte. 15 Quem odeia seu irmão é assassino, e vocês sabem que nenhum assassino tem a vida eterna em si mesmo. 16 Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos. 17 Se alguém tiver recursos materiais e, vendo seu irmão em necessidade, não se compadecer dele, como pode permanecer nele o amor de Deus? 18 Filhinhos, não amemos de palavra nem de boca, mas em ação e em verdade.
Cl 3.14 E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição.
CONCLUSÃO:
PRECISAMOS CUMPRIR OS DOIS MAIORES MANDAMENTOS PORQUE É A VONTADE DE DEUS. FOI ORDEM DE JESUS.
Ef 6.6 Não servindo à vista, como para agradar aos homens, mas como servos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus;

I Pe 2.15 Porque assim é a vontade de Deus, que, fazendo bem, tapeis a boca à ignorância dos homens insensatos; ...

Mt 24.12 E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará.


PREGADOR: MARCOS AURÉLIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário