Total de visualizações de página

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

JURAMENTO PROIBIDO Tg 5.12



AS PESSOAS USAM O JURAMENTO PARA VALORIZAR SUAS PALAVRAS. BEM, SE A PESSOA ESTÁ PRECISANDO JURAR PARA QUE ACREDITEM NELA É SINAL DE QUE NÃO É DIGNA DE CONFIANÇA. POR ALGUM MOTIVO, POR ALGUMA ATITUDE DESSA PESSOA, ELA CAIU EM DESCRÉDITO. MAS O ERRO ESTÁ EM JURAR COLOCANDO O NOME DE DEUS EM VÃO, COLOCANDO O SEU NOME EM UMA COISA QUE ELE NÃO DISSE E NÃO MANDOU DIZER, E QUE, MESMO COLOCANDO O NOME DE DEUS AQUELA PESSOA PROVAVELMENTE NÃO CUMPRIRÁ. ELA ESTÁ MENTINDO USANDO O NOME DE DEUS. VAMOS FAZER UM ESTUDO SOBRE O JURAMENTO NA PERSPECTIVA BÍBLIA, DO NOVO E ANTIGO TESTAMENTO.
JURAMENTO PROIBIDO Tg 5.12
Mas, sobretudo, meus irmãos, não jureis, nem pelo céu, nem pela terra, nem façais qualquer outro juramento; mas que a vossa palavra seja sim, sim, e não, não; para que não caiais em condenação. Tiago 5:12-13

JURAR – AFIRMAR CATEGORICAMENTE
JURAMENTO – AFIRMAÇÃO OU PROMESSA SOLENE (IMPONENTE, MAJESTOSO, ENFÁTICO, POMPOSO, ACOMPANHADO DE FORMALIDADES DITADAS POR LEIS OU COSTUMES)

1.    O JURAMENTO NO ANTIGO TESTAMENTO

·         É CLARO QUANDO MOSTRA QUE NÃO ERA APROPRIADO JURAR EM NOME DO SENHOR.
Não tomarás o nome do SENHOR teu Deus em vão; porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão. Êxodo 20:7-8

Nem jurareis falso pelo meu nome, pois profanarás o nome do teu Deus. Eu sou o SENHOR. Levítico 19:12-13

·         JEREMIAS ABORDA O FALSO JURAMENTO
E ainda que digam: Vive o SENHOR, de certo falsamente juram. Jeremias 5:2-3

·         HAVENDO JURAMENTO, ESTE DEVERIA SER CUMPRIDO FIELMENTE.
"Quando um homem pecar contra seu próximo e tiver que fazer um juramento, e vier jurar diante do teu altar neste templo, ouve dos céus e age. Julga os teus servos; retribui ao culpado, fazendo recair sobre a sua própria cabeça o resultado da sua conduta, e declara sem culpa o inocente, dando-lhe o que a sua inocência merece. 2 Crônicas 6:22-23

2.    O JURAMENTO NO NOVO TESTAMENTO

·         NO NOVO TESTAMENTO, PARECE FICAR CLARO QUE OS CRENTES NÃO DEVERIAM FAZER JURAMENTOS.ENTRE OS MAIS COMUNS NOS DIAS DE TIAGO ESTAVAM OS JURAMENTOS “PELO CÉU” OU “PELA TERRA”. ELE É ENFÁTICO AO AFIRMAR: “NÃO JUREIS”.
Mas, sobretudo, meus irmãos, não jureis, nem pelo céu, nem pela terra, nem façais qualquer outro juramento; mas que a vossa palavra seja sim, sim, e não, não; para que não caiais em condenação. Tiago 5:12-13

·         JESUS FOI CATEGÓRICO AO PROIBIR TODO E QUALQUER JURAMENTO. ELE EMPREGOU PALAVRAS FORTES AO DIZER:
Mas eu lhes digo: Não jurem de forma alguma: nem pelo céu, porque é o trono de Deus; nem pela terra, porque é o estrado de seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei. E não jure pela sua cabeça, pois você não pode tornar branco ou preto nem um fio de cabelo. Seja o seu ‘sim’, ‘sim’, e o seu ‘não’, ‘não’; o que passar disso vem do Maligno". Mateus 5:34-37

·         TIAGO ACRESCENTA A ESTAS PALAVRAS DE JESUS: “nem façais qualquer outro juramento;” Tg 5.12

·         POR QUE O NOVO TESTAMENTO NÃO APROVA O JURAMENTO?
a)    PORQUE O JURAMENTO TENDE A INVOCAR O NOME DE ALGO OU ALGUÉM SUPERIOR A SI MESMO PARA DAR CRÉDITO AO QUE SE ESTÁ FALANDO.

b)    PORQUE JÁ HAVIA NO ANTIGO TESTAMENTO UMA CERTA DIFICULDADE NA PRÁTICA DE JURAMENTOS.
Embora digam: ‘Juro pelo nome do Senhor’, ainda assim estão jurando falsamente. " Jeremias 5:2-3
"‘Vocês pensam que podem roubar e matar, cometer adultério e jurar falsamente, queimar incenso a Baal e seguir outros deuses que vocês não conheceram, e depois vir e permanecer perante mim neste templo, que leva o meu nome, e dizer: Estamos seguros!, seguros para continuar com todas essas práticas repugnantes? Esse templo, que leva o meu nome, tornou-se para vocês um covil de ladrões? Cuidado! Eu mesmo estou vendo isso’ ",declara o Senhor. Jr 7.9-11

Só se vêem maldição, mentira e assassinatos, roubo e mais roubo, adultério mais adultério; ultrapassam todos os limites! E o derramamento de sangue é constante. Oséias 4:2-3
Então ele me disse: "Nele está escrita a maldição que está sendo derramada sobre toda a terra: porque tanto o ladrão como o que jura falsamente serão expulsos, conforme essa maldição. Assim declara o Senhor dos Exércitos: ‘Eu lancei essa maldição para que ela entre na casa do ladrão e na casa do que jura falsamente pelo meu nome. Ela ficará em sua casa e destruirá tanto as vigas como os tijolos! ’ "Zacarias 5:3-4
"Eu virei a vocês trazendo juízo. Sem demora vou testemunhar contra os feiticeiros, contra os adúlteros, contra os que juram falsamente e contra aqueles que exploram os trabalhadores em seus salários, que oprimem os órfãos e as viúvas e privam os estrangeiros dos seus direitos, e não têm respeito por mim", diz o Senhor dos Exércitos. Malaquias 3:5-6
c)    PORQUE A PALAVRA DEVE SER CONFIÁVEL, NÃO NECESSITANDO DE NENHUM JURAMENTO PARA RESPALDÁ-LA.
d)    PORQUE O PREÇO DE UM JURAMENTO PODE SER MUITO ALTO.
E prometeu-lhe sob juramento: "Seja o que for que me pedir, eu lhe darei, até a metade do meu reino". Ela saiu e disse à sua mãe: "Que pedirei? " "A cabeça de João Batista", respondeu ela. Imediatamente a jovem apressou-se em apresentar-se ao rei com o pedido: "Desejo que me dês agora mesmo a cabeça de João Batista num prato". O rei ficou muito aflito, mas por causa do seu juramento e dos convidados, não quis negar o pedido à jovem. Marcos 6:23-27
             JESUS E TIAGO EXIGEM DO CRENTE QUE ELE SEJA ABSOLUTAMENTE FIEL E DIGNO DE CONFIANÇA EM TODAS AS SUAS PALAVRAS.
“(...) DEUS É QUEM VAI JULGAR TODAS AS SUAS PALAVRAS. O JULGAMENTO DE DEUS É O PADRÃO QUE OS CRISTÃOS DEVEM TEMER E OBSERVAR.” (PETER H. DAVIDS)

2 comentários:

  1. Segundo a bíblia, fazer juras de amor é errado, no ato do casamento?

    ResponderExcluir
  2. O Senhor Jesus nos ensina: Mas eu lhes digo: Não jurem de forma alguma: nem pelo céu, porque é o trono de Deus; nem pela terra, porque é o estrado de seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei. E não jure pela sua cabeça, pois você não pode tornar branco ou preto nem um fio de cabelo. Seja o seu ‘sim’, ‘sim’, e o seu ‘não’, ‘não’; o que passar disso vem do Maligno". Mateus 5:34-37

    ResponderExcluir