Total de visualizações de página

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

O ESPÍRITO SANTO


         O Espírito Santo é Deus. Assim como Jesus e Deus são um, o Espírito também é um com Jesus e Deus. Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito. O Espírito também tem suas características incomunicáveis como Jesus e Deus, que inclusive são as mesmas, já que são um. É preciso entender a importância dEle, pois sem Ele nada se fez. Na verdade, o Espírito é a ação de Deus em tudo que acontece em nossas vidas. Ele faz as grandes obras, consola os nossos corações, fala aos nossos corações, nos dá a direção necessária para as nossas vidas, para que façamos a sua vontade. Ele é o agir em nós. Precisamos entender que o Espírito é uma pessoa que está em nós. Ele tem as características pessoais, como: emoções, pois podemos entristecê-lo, segundo a palavra de Deus; tem inteligência, só o espírito pode ter o profundo conhecimento de alguém, assim é também com o Espírito em relação a Deus. Isso é maravilhoso saber, pois está em nós um Espírito que age com a sabedoria de Deus e as emoções do Pai, por isso podemos confiar nEle, pois o amor que está em Deus e em Jesus, também está nEle.
            O Espírito Santo tem agido desde o começo de tudo. Na criação Ele pairava sobre as águas, em Jesus Cristo, nos seus milagres, em sua morte e na ressurreição. O Espírito esteve em todos esses momentos e está em todos os momentos que precisava acontecer alguma coisa vinda do Pai. Ele agiu nos trinta primeiros anos da igreja, em que o livro de Atos conta todas as suas ações, e age até hoje, todavia as suas ações não ficam limitadas as ações que estão registradas nas escrituras. O Espírito Santo, por ser Deus, tem a liberdade de agir conforme for necessário para cada situação. Hoje Ele fala por intermédio de várias coisas, como por exemplo: pregações, placas, propagandas, sonhos, vizinhos, músicas etc. Só Ele sabe qual é a melhor forma e melhor situação para falar aos nossos corações ou nos mostrar a melhor atitude e direção. Precisamos entender que O Espírito age da forma que quer e na hora que quer. Algumas igrejas marcam hora para o agir dEle. Isso é enganação, pois Deus sabe o que nos é necessário e qual é a hora mais propícia para entregar a tal mensagem.
            Além disso, o Espírito Santo busca nos corrigir dos nossos pecados mostrando a justiça de Deus. Ele mostra para o não convertido a verdade de Deus, que é Jesus. Nós pregamos Jesus, todavia, quem convence é o Espírito mostrando a eles a condenação da morte, a condenação do diabo, e a vitória de Cristo, a ressurreição. Pois nos convence da obra de Cristo, da Salvação em Cristo Jesus.  Ele também nos une como igreja, pois só há como viver em união com o agir do Espírito. A presença dEle dentro de nós nos traz amor suficiente para amarmos nossos irmãos em Cristo, mesmo em momentos difíceis. Superar dificuldades vem daquilo que o Espírito coloca em nossos corações. Cheios do Espírito podemos adorar a Deus em verdade como igreja, como um só corpo.
            É interessante observar as diferentes interpretações em relação às coisas que são da Bíblia, e um desses assuntos é o poder do Espírito Santo. É tão simples entender o seu poder quando temos em mente que Ele é Deus e não um poder que não sabemos de onde vem e nem para onde vai. Precisamos entender que Ele é Deus e que é uma pessoa que tem inteligência e sentidos como Jesus expressou várias vezes em seu tempo terreno, pois Eles são um com Deus. O poder do Espírito é recebido de forma maravilhosa quando aceitamos a Jesus como Senhor e Salvador de nossas vidas. Ele entra em nossas vidas e começa a fazer mudanças maravilhosas como são apresentadas como fruto do Espírito. Ele começa agir em nosso caráter, em nossa alma. Ele pega uma alma destruída, uma casa em escombros e começa a limpar, a transformá-la em uma casa digna, pois será a habitação de Deus. Por isso Ele começa a preparar essa casa para a sua própria habitação, enchendo aquele lugar com sua luz e seu poder. Ele prepara aquele ser para ter um relacionamento com Deus, por isso não pode estar manchado de pecado, precisa ser purificado e ensinado a ser santo, fiel, manso e precisa aprender a se controlar em vários aspectos. Precisam também ser cheios de amor, paz e alegria, ao ponto de contagiar àqueles que ainda não aceitaram a Jesus. E precisam ser benignos, bondosos e longânimos, pois por esses gomos do fruto que as pessoas reconhecem o verdadeiro crente em Cristo Jesus.
            Essa atitude do Espírito é normal para aqueles que aceitam a Jesus, todavia há situações especiais em que o Espírito age de uma forma extra. Há enchimento do Espírito para aqueles que farão alguma obra específica com direção do Pai. Esse enchimento, muitas vezes, é demonstrado pelo falar em línguas, mas também por curas e milagres, contudo, nem sempre acontece, são obras específicas do Espírito Santo de Deus.
            Para que venhamos a participar das obras do Espírito precisamos buscá-lo de forma efetiva, para que perto dEle possamos nos encher dEle. Precisamos adorá-lo, ler a palavra e orarmos muito, assim Ele nos encherá e nos usará em suas obras.
            Mas hoje, o que temos visto nas igrejas, são líderes (principalmente os da tv) tomando atitudes em cima do púlpito como se fossem o próprio Deus, levando aos seus membros acharem que eles os levarão a serem cheios do Espírito na hora que eles quiserem, sem objetivo, sem direção de Deus para o mesmo, como se mandassem em Deus e decidissem a hora que o Espírito Santo deveria encher esse ou aquele membro, além disso, ainda fazem os outros que não tiveram aquela experiência de serem cheios do Espírito se acharem inferiores diante do Pai, ou indignos de receberem o Espírito. Isso tem sido usado em muitos casos para encher igreja. Fora as vezes que se utilizam do poder de Deus para decidirem quando Deus vai curar, o dia e a hora que o Espírito tem que fazer o que eles querem. Têm sido ensinadas muitas coisas fora da palavra de Deus. Muitas pessoas perderam a noção de quem é criatura e quem é o Criador.
            As Pessoas se aproveitam das Escrituras para enganar o povo, inclusive se aproveitam dos dons que o Espírito Santo derrama sobre seu povo para fazer a sua obra, todavia alguns dizem ter todos os dons ou quase todos, coisa que contraria a palavra de Deus, pois Ele diz que a uns dom de profecias, a outros, dom de falar em línguas... entendo que nem todos têm todos os dons e que as pessoas não têm todos os dons. Eles fazem com que se esfrie a beleza dos dons que o Espírito derrama sobre nós. É lindo saber que temos um Deus que derrama sobre nós dons para que sejam usados em sua obra de redenção. É tremendo ver as pessoas sendo usadas dessa forma, pois vemos que somos importantes e amados por Deus. Que o Senhor nos mostre qual(is) é(são) o(s) nosso(s) dom(ns) para que possamos buscar aperfeiçoá-lo para a sua obra! E que nos dê discernimento para que identifiquemos o mau uso dos dons ou os falsos dons.
            Não sei como algumas pessoas podem afirmar que Deus não faz mais milagres, ou não trabalha mais com os dons etc. É difícil entender o ser humano, pois “o dízimo, que é mais usada essa palavra no Antigo Testamento, vão contra porque no novo testamento não diz que é obrigação, por isso não é para ser feito”. Já os dons que são falados no novo testamento vão contra por quê? Creio que pode ser medo do que vão ouvir de Deus. A responsabilidade se torna maior. A igreja que não trabalha com os dons como consegue trabalhar? Como fazem a obra de Deus sem reconhecer os dons de Deus? Deus não muda. Ele é o mesmo ontem, hoje e eternamente. Por que não teria mais os dons? A obra continua. Creio que só terminará quando estivermos com Jesus no céu, mas enquanto estivermos nesse mundo Deus, por intermédio de Seu Espírito continuará agindo com profecias, milagres e maravilhas, pois é o mesmo Deus de maravilhas. Às vezes acho que algumas igrejas não querem ter a responsabilidade de servi-lo dentro de seu dom, pois devem achar que assim é menos cobrado. Porque quando identificamos o nosso dom nos sentimos responsáveis por utilizá-lo na obra do Pai. Eles erram em várias situações. Erram por afirmarem uma coisa errada, pois Deus não deixou de trabalhar com os dons, pois todo ser humano nasceu pelo menos com um dom; além disso, usar a palavra de Deus para confirmar uma coisa que vai contra a própria palavra. Isso é muito sério! Texto sem contexto é pretexto.
            Às vezes acho que algumas pessoas falam isso com medo de perder o controle no uso dos dons em suas igrejas, pois muitas pessoas têm utilizado os dons de maneiras estranhas, principalmente para aparecer, ou parecer mais espiritual do que o restante da igreja. Muita gente tem se utilizado dos dons de forma errônea. Outros têm se utilizado do dom de milagres para encher suas igrejas. Já foi comprovado que algumas igrejas forjam milagres, pessoas que nunca usaram cadeiras de rodas e aparecem nos cultos andando de cadeiras de rodas e se levantam no culto dizendo que foram curadas. Hoje, as pessoas estão se utilizando de subterfúgios para lotarem as igrejas para aumentar dízimos, ofertas e também para mostrar que são bons pregadores. Que Deus tenha misericórdia! E que as igrejas não deixem de fazer a vontade do Pai por causa de algumas pessoas mal intencionadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário