Total de visualizações de página

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

VOCÊ ACREDITA EM DEUS?


            “Deus se revela como único Deus que sempre existiu”. A bíblia não tenta explicar isso, mas ela afirma isso. Deus existe antes de todas as coisas. Na verdade, as coisas foram feitas por Ele e para Ele. Deus não precisa se explicar, mas o vazio que o ser humano sem Deus sente é a própria explicação de quem é Deus. Ele não é um Deus, como muitas religiões pregam, mas Ele é o único Deus, criador dos céus e da Terra, e de tudo que neles há. Várias culturas e religiões, como os gregos, que se utilizam da enganação de um Deus para cada coisa desse mundo, todavia Deus é o único criador de todas as coisas. É triste saber que muitas pessoas se enganam ou são enganadas com essa visão vinda do inferno.
            “A criação exige e sustenta a existência de Deus”. Se nós analisarmos a criação veremos que ela depende de Deus, pois não há ninguém mais com a capacidade de cuidar da fauna e da flora como o Senhor cuida. O processo de criação e crescimento é além do nosso entendimento. Como entender que para uma semente germinar ela precisa morrer? Só Deus para fazer esse tipo de coisa. Só Ele para colocar amor no coração de pássaros para procurar alimento, comer e levar para o seu ninho e entregar ao seu filhote como vômito, já mastigado e triturado da forma que o filhote consegue comer. Isso é tremendo! Além disso, como o mar não passa da areia, invadindo assim todas as praias? Quem coloca esses limites para o mar? Na criação está nitidamente o poder de Deus.
            “A experiência humana corrobora com a existência de Deus”. Por tudo que a humanidade tem visto em relação à criação não tem como negar que só Deus pode realizar o que tem acontecido. Deus não tem deixado esse planeta acabar por sua misericórdia, pois nós temos tentado destrui-lo de todas as formas, mas Ele, com todo o seu amor, e mesmo muitos não acreditando nEle, tem mantido as nossas vidas por longos séculos. Muitos falam que a água vai acabar, mas acabou? Todos morreremos queimados pela camada de ozônio, mas morremos? Essas coisas só acontecerão se Deus assim permitir e não os cientistas. Sem a permissão dEle nada pode acontecer.
            “A existência de Deus é testemunhada pelas nações”. As nações, mesmo aquelas que não acreditam na existência de Deus, têm se dobrado e acreditado na existência de um único e maravilhoso Deus. Muitas pessoas nessas nações têm ouvido o evangelho e aceitado Jesus como Senhor e Salvador. Estão admitindo que há um único Deus, não tem como Ele não existir, por causa de suas grandes maravilhas.
            “Argumentos lógicos que comprovam a existência de Deus – argumento cosmológico (o universo existe, e foi provado que nem sempre foi assim, porque alguém o criou); argumento teleológico – (houve um projeto para o mundo, se houve um projeto, houve também um projetista); o argumento antropológico – (pela personalidade e pela consciência do ser humano pode-se provar a existência de Deus); argumento ontológico – (a existência é um dos atributos da perfeição. Não há como ser perfeito se não existir. De onde as pessoas tirariam a ideia de um ser perfeito exceto se Deus mesmo não o revelasse?); argumento histórico ou etnológico – (o ser humano tem a necessidade de Deus por toda a história de sua existência); argumento psicológico – (o homem tem um vazio na alma que não consegue preencher com nada desse mundo, mas só com Deus. Digo em muitas vezes que o ser humano nasceu com um buraco no coração no formato da cruz de Cristo, por isso só ele pode preencher); argumento biológico – (toda vida neste planeta se origina de uma fonte de vida pré-existente); argumento de congruência ou coerência – (explicação verdadeira); argumento cristológico- ( a existência de Jesus confirma a existência de Deus, pois um não existiria sem o outro, pois Jesus disse: “Eu e o Pai somos um”)”.  
            Há várias teorias não cristãs sobre Deus, e na verdade, isso me impressiona, porque fico bobo como as pessoas preferem acreditar em várias coisas estranhas a acreditar em Deus. Há um espírito de ignorância agindo nesse mundo, pois esse espírito fecha os olhos do ser humano para que ele não veja o óbvio, Deus. Teorias para provar a não existência de Deus é que não faltam, pois para não ficar nos caminhos do Senhor as pessoas inventam qualquer coisa, mesmo as mais esquisitas, pois não querem a responsabilidade de seguir ao Deus todo poderoso, que nos mostra o que é mais importante do que esse mundo tenebroso. Aqui está a maioria delas: “Ideias teístas – tudo é deus/Deus – materialismo panteísta - (crê na eternidade da matéria e não no criador da matéria); hilozoísmo – tem como princípio de vida seu deus e não percebe que em Deus está a fonte de vida; neutralismo – tem substância neutra como seu deus; idealismo – tem a mente como seu deus; misticismo filosófico – tem o homem como deus; panenteísmo – todos os seres se encontram em deus e deus em todas as coisas; politeísmo – vários deuses; henoteísmo – cada povo tem o seu deus; dualismo – acreditam que existem dois deuses que lutam entre si. Essa teoria nivela Deus com o diabo; deísmo – deus pela razão natural; gnosticismo – visão dualista do mundo; ateísmo – nega a existência de Deus; agnosticismo – ninguém pode saber se Deus existe ou não”. As pessoas preferem acreditar no que foi criado por Deus a acreditar no Deus criador. Como pode isso? Bem, baseado em algumas culturas podemos observar que as crianças crescem sendo ensinas com esse tipo de coisa, por isso continuam seguindo quando adultos, porque aquilo foi enfiado na cabeça da pessoa insistentemente. Assim como a palavra de Deus diz: “ensina a criança no caminho em que deve andar, e quando crescer não se desviará dele”. Se forem ensinadas coisas contrárias a palavra de Deus também será difícil se desviar desse tipo de caminho, por isso o inimigo tem atacado tanto as crianças, pois fazendo isso elas não terão condições de se desviarem disso.
            Algumas pessoas colocam em questionamento a existência de Deus. Esses dizem que não têm como provar que Ele existe, todavia queria dizer a esses que isso é facilmente explicado, basta apenas crer, abrir seu coração para que o Espírito te mostre. Há muitas maneiras de reconhecer a existência de Deus, Ele nos deu a oportunidade de buscarmos isso, como por exemplo: por suas Escrituras. Não há maneira melhor do que reconhecer Deus por sua palavra. Ali Ele se mostra para sua criação de forma maravilhosa. Outra forma é por suas promessas. Uma promessa de Deus que todos e toda história reconhece, mas não admite é Jesus Cristo. No Antigo Testamento o Senhor falou de seu filho e avisou que Ele viria e como Ele viria. Veio e cumpriu as promessas do Pai com toda a fidelidade em suas promessas. Pela criação também podemos chegar à conclusão da existência maravilhosa de Deus. Quem teria toda a sabedoria para criar tudo isso? Quem conseguia manter um planeta rodando a vários quilômetros por hora sem que pudéssemos sentir? Quem manteria os planetas em órbita sem que eles caíssem? Quem conseguiria manter os limites do mar? Não tem como não acreditar em Deus, pois para todo lado há as suas maravilhas, seus milagres, suas promessas. Todavia, acreditar em Deus não quer dizer ter um relacionamento com Ele. O mais maravilhoso é crer e se relacionar profundamente com esse Deus, e isso só se consegue estudando a sua palavra e o buscando em oração. Esse é o relacionamento que Ele quer.
            É difícil para muitas pessoas entenderem a natureza de Deus. As pessoas querem acreditar naquilo que pode ver e tocar, como não pode ser feito isso com Deus surge uma dificuldade muita grande para a crença, por isso muitos pecam em relação à idolatria, pois os deuses feitos por mãos humanas eles podem ver. O ser humano precisa entender que o Deus único, uno e ao mesmo tempo triuno está acima de todas as coisas, de todas as crenças. Independentemente de crermos ou não Ele continuará sendo Deus. O Senhor é criador de todas as coisas, por isso Ele é maior e único. Ninguém o criou, todavia Ele se faz com características humanas para que a sua criação possa entendê-lo. Isso às vezes é um problema, porque tudo o que as pessoas podem imaginar elas tentam criar, por isso se cria imagens em vários formatos para serem adorados. Mas Deus é superior, Ele é maravilhoso e supremo.
            “O caráter de Deus – atributos incomunicáveis – independência; imutabilidade; infinitude – eternidade (eternidade, onipresença e perfeição); onipresença; unidade; onisciência; onipotência”. Como é maravilhoso conhecermos a Deus como Ele realmente é, e quem Ele é com todas as suas características. Quando nos aproximamos desse conhecimento nos vemos menores do que somos, pois quanto maior é o nosso Deus, menores nos achamos diante dEle, todavia diante das lutas e dos nossos inimigos nos sentimos a maioria, pois não há outro Deus, principalmente com todos esses atributos. Saber que o nosso Deus existe independente de qualquer coisa ou de qualquer um, saber que Ele está em todos os lugares, não há barreira para a sua presença, desde o mais profundo abismo ou no mais alto do espaço Ele está lá, além disso, saber que Ele conhece os nossos pensamentos e saber que não tem como fugir de seu julgamento, isso é tremendo! Mas o que nos dá mais força é saber que Ele é dono de todo poder, por isso nós somos mais que vencedores. Aleluia! Que tremendo é esse Deus! Alguns ainda preferem adorar a coisas feitas por mãos de pessoas que não tem nenhuma santidade e pureza, pecador como nós.
            “O caráter de Deus – atributos comunicáveis – espiritualidade; sabedoria; verdade; bondade; amor; graça; misericórdia e compaixão; paciência; santidade; justiça; vontade”. Atributos esses que Deus compartilhou conosco de maneira especial. Apesar de sermos seres feitos de carne, também somos espirituais assim como é o Senhor, pois somos feitos alma, corpo e espírito, por isso podemos nos encher do Espírito de Deus em nosso espírito, e assim alinharmos a alma, o corpo com o espírito. Além de espiritualidade temos a sabedoria que Deus nos dá, pois a palavra de Deus nos diz que se pedirmos sabedoria a Deus Ele nos dá, e é esse discernimento para seguirmos a vida na vontade de Deus que devemos pedir todos os dias, para que tenhamos a certeza de que estamos no centro de sua vontade. Deus é maravilhoso, pois podemos confiar nEle, pois nEle está toda a verdade, bondade e amor. Podemos confiar que nEle está o melhor para as nossas vidas, os outros que dizem que são deuses, neles está toda mentira, maldade e falta de amor, pois tudo que busca separar o homem do único Deus não pode ser bom. A graça de Deus que impede dessas pessoas, que adoram outros deuses, de serem consumidas, pois independentemente de tudo, Deus é misericordioso e tem grande compaixão, todavia, a chance delas de se arrependerem é hoje, pois no dia do julgamento de Deus será tarde demais. Enquanto estiverem vivas estão sendo repreendidas, mas com amor, contudo, quando estiverem diante do trono branco serão julgadas pelos seus pecados de idolatria e outras coisas mais. A paciência do Senhor é longânima. Isso nos mostra como devemos agir diante de situações com outras pessoas. Devemos ser espirituais, buscando a Deus em espírito e em verdade, precisamos pedir sabedoria para agirmos dentro de sua vontade que é boa, perfeita e agradável, agindo em verdade, bondade, amor, graça, misericórdia, compaixão, paciência, santidade e justiça, pois essa é a vontade de Deus. Que sejamos crentes que buscam a Deus e o obedecem.
            Falar sobre a trindade é polêmico, já que essa expressão não é citada na Bíblia, por isso se torna um prato cheio para pessoas com más intenções, todavia não há como negar que o Senhor é Deus triuno, Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. Alguns estudiosos dizem que isso não existe, que Jesus foi criado por Deus, por isso não pode ser igual a Deus, outros dizem que são três deuses. Há uma variedade muito grande de interpretações, todavia muitas delas equivocadas. Quando o Senhor criou o homem Ele usou uma expressão que comprova a trindade: “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra”. Gênesis 1:26 Quando é usado o “Façamos” é comprovado que Ele está falando da trindade, que Jesus e o Espírito Santo estavam junto de Deus como um só Deus triuno.
“Por isso, eles estão diante do trono de Deus e o servem dia e noite em seu santuário; e aquele que está assentado no trono estenderá sobre eles o seu tabernáculo. Nunca mais terão fome, nunca mais terão sede. Não cairá sobre eles sol, e nenhum calor abrasador, pois o Cordeiro que está no centro do trono será o seu Pastor; ele os guiará às fontes de água viva. E Deus enxugará dos seus olhos toda lágrima". Ap 7. 15 – 17 Essa passagem nos mostra que Jesus (o Cordeiro que está no centro do trono) e Deus (diante do trono de Deus) estão no mesmo trono. Isso prova que Eles são um, o mesmo Deus e Senhor de todos. Além disso, ainda podemos identificar o Espírito de Deus junto, pois o Espírito é o agente das ações, aquele que cumpre o que deve cumprir “ele os guiará às fontes de água viva”, o Espírito faz a ação de nos guiar, mas nos mostra que Eles são um, pois diz: “o Cordeiro que está no centro do trono será o seu Pastor; ele os guiará às fontes de água viva”. Aqui diz que o Cordeiro, Jesus, quem vai guiar. Jesus, Deus e o Espírito agem juntos, pois são um, Deus triuno. Isso é maravilhoso!
            É maravilhoso conhecer os nomes de Deus, pois podemos utilizar esses nomes em casos específicos de oração, pois o louvaremos por Ele ser aquele determinado nome em nossas vidas. Às vezes, pessoas colocam os nomes em seus filhos e não pensam em seus significados, na verdade, podemos estar abençoando ou amaldiçoando nossas crianças. Assim como Deus tem vários nomes e cada um representa um atributo de Deus, uma característica ou qualidade dEle, assim também vários nomes têm significados que podem estar qualificando nossos filhos como tal. Temos como exemplo Jacó, que significa usurpador, inclusive ele usurpou mesmo a primogenitura de seu irmão, depois o Senhor mudou seu nome para Israel, que significa "que reina com Deus", pois alguns nomes carregam maldições. Mas o nome de Deus só mostra a sua essência, aquilo que Ele representa para nós e é em nossas vidas.
            Deus tem mostrado durante toda a história do ser humano que Ele é o Deus da providência. Apesar do pecado de Adão Deus providenciou roupas para tapar a sua vergonha. O Senhor providenciou vitórias inimagináveis para o rei Davi. Deus providenciou uma passagem em meio ao Mar vermelho para que o povo pudesse passar. O Senhor providenciou a nossa salvação eterna. O nosso Pai tem providenciado todas as coisas durante toda a história da Terra, por isso, podemos crer que Ele é o Deus da providência. Ele supre as necessidades de todo aquele que nEle crê. O sol aquece para bons e maus, a chuva cai sobre todos, enfim, Deus providencia não só para aqueles que o servem, mas também para todas as suas criaturas. Que Deus tremendo!

            Precisamos ter a consciência de que todas as coisas sempre levarão à adoração e louvor a Deus, sejam coisas ruins ou boas, tudo resultará em louvor e adoração a Ele, pois foi para isso que todas as coisas foram criadas. Por mais que pessoas não sigam a Deus acontecimentos em suas vidas às levarão a adorar a Deus, pois o primeiro nome que eles chamam ou exaltam é o nome de Deus. Deus não criou o mal, mas Ele se utiliza do mal para fazer o bem, como por exemplo, para trazer pessoas a Jesus, para levar pessoas ao crescimento espiritual, psicológico etc. Muitos  discutem se não foi Deus que criou o mal, assim como discutem se Deus criou Jesus. Nem um nem outro. O mal surgiu com as atitudes do próprio homem e com a ajuda do diabo, e Jesus é Deus, esteve com Ele em todas as situações. O ser humano tem a oportunidade de escolher, e creio que isso Deus quer, o homem o escolha por amor e não por obrigação. Ele quer que nos acheguemos a Ele por livre vontade, por amor e pelo desejo de adorá-lo pelo que Ele é. Deus não criou o mal, mas o bem, o amor, a paz, por isso o Seu nome tem significados tão maravilhosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário