TWITTER: www.twitter.com/@preg20 FACEBOOK:www.facebook.com/marcosaurelio2016 YOUTUBE:https://www.youtube.com/marcosrenata1000
Total de visualizações de página
sábado, 22 de outubro de 2011
segunda-feira, 17 de outubro de 2011
“O MOLDE DE DEUS”
TEMA DO CULTO: “TENS FICADO COM A FORMA DESTE MUNDO?”
TIPO DE SERMÃO: TEMÁTICO TEMA: “O MOLDE DE DEUS”
TEXTO: I Co 3. 18, 19 – NINGUÉM SE ENGANE A SI MESMO: SE ALGUÉM DENTRE VÓS SE TEM POR SÁBIO NESTE SÉCULO, FAÇA-SE ESTULTO (TOLO) PARA SE TORNAR SÁBIO. PORQUE A SABEDORIA DESTE MUNDO É LOUCURA DIANTE DE DEUS; PORQUANTO ESTÁ ESCRITO: ELE APANHA OS SÁBIOS NA PRÓPRIA ASTÚCIA DELES.
INTRODUÇÃO:
A IGREJA, DE FORMA GERAL, TEM SE DEIXADO FICAR COM A FORMA DESTE MUNDO.
CORPO:
A IGREJA TEM PERMITIDO:
- ENTRAR ESTILOS DE MÚSICAS MUNDANAS.
(EXEMPLO: A MÚSICA QUE ESTÁ SENDO CANTADA NA NOVELA DA TARDE)
Rm 10.17 – CONSEQUENTEMENTE, A FÉ VEM POR SE OUVIR A MENSAGEM, E A MENSAGEM É OUVIDA MEDIANTE A PALAVRA DE CRISTO. (NVI)
- TIPOS DE DANÇAS.
ÊX 32.19 – LOGO QUE SE APROXIMOU DO ARRAIAL, VIU ELE O BEZERRO E AS DANÇAS; ENTÃO, ACENDENDO-LHE A IRA, ARROJOU DAS MÃOS AS TÁBUAS E QUEBROU-AS AO PÉ DO MONTE.
II Sm 6.14A – DAVI DANÇAVA COM TODAS AS SUAS FORÇAS DIANTE DO SENHOR; ...
- EXPRESSÕES (FALAS).
Rm 3. 13, 14 – A GARGANTA DELES É SEPULCRO ABERTO; COM A LÍNGUA, URDEM ENGANO, VENENO DE VÍBORA ESTÁ NOS SEUS LÁBIOS, A BOCA, ELES A TÊM CHEIA DE MALDIÇÃO E DE AMARGURA.
Sl 141.3,4 – PÕE GUARDA, SENHOR, À MINHA BOCA; VIGIA A PORTA DOS MEUS LÁBIOS. NÃO PERMITAS QUE MEU CORAÇÃO SE INCLINE PARA O MAL, PARA A PRÁTICA DA PERVERSIDADE NA COMPANHIA DOS HOMENS QUE SÃO MALFEITORES; E NÃO COMA EU DAS SUAS IGUARIAS.
- ROUPAS (VESTES).
LC 15. 22 – 24 – O PAI, PORÉM, DISSE AOS SEUS SERVOS: TRAZEI DEPRESSA A MELHOR ROUPA, VESTI-O, PONDE-LHE UM ANEL NO DEDO E SANDÁLIAS NOS PÉS; TRAZEI TAMBÉM E MATAI O NOVILHO CEVADO. COMAMOS E REGOZIJEMO-NOS, PORQUE ESTE MEU FILHO ESTAVA MORTO E REVIVEU, ESTAVA PERDIDO E FOI ACHADO. E COMEÇARAM A REGOZIJAR-SE.
Ec 9.8 – EM TODO TEMPO SEJAM ALVAS AS TUAS VESTES, E JAMAIS FALTE ÓLEO SOBRE A TUA CABEÇA.
CONCLUSÃO:
- O QUE, NA VERDADE, DEUS QUER ENCONTRAR EM NÓS?
Mt 5.8 – BEM-AVENTURADO OS LIMPOS DE CORAÇÃO, PORQUE VERÃO A DEUS.
Rm 12.1,2 - ROGO-VOS, POIS, IRMÃOS, PELAS MISERICÓRDIAS DE DEUS, QUE APRESENTEIS O VOSSO CORPO POR SACRIFÍCIO VIVO, SANTO E AGRADÁVEL A DEUS, QUE É O VOSSO CULTO RACIONAL. E NÃO VOS CONFORMEIS COM ESTE SÉCULO, MAS TRANSFORMAI-VOS PELA RENOVAÇÃO DA VOSSA MENTE, PARA QUE EXPERIMENTEIS QUAL SEJA A BOA, AGRADÁVEL E PERFEITA VONTADE DE DEUS.
Sl 112.1 – ALELUIA! BEM-AVENTURADO O HOMEM QUE TEME AO SENHOR E SE COMPRAZ NOS SEUS MANDAMENTOS.
Pv 1.7 – O TEMOR DO SENHOR É O PRINCÍPIO DO SABER...
(OS OUTROS VERSÍCULOS MOSTRAM AS BÊNÇÃOS DO SENHOR PARA O CUMPRIMENTO DESSAS DUAS COISAS).
MIQUEIAS 6. 6-8 – COM QUE ME APRESENTAREI AO SENHOR E ME INCLINAREI ANTE O DEUS EXCELSO? VIREI PERANTE ELE COM HOLOCAUSTOS, COM BEZERROS DE UM ANO? AGRADAR-SE-Á O SENHOR DE MILHARES DE CARNEIROS, DE DEZ MIL RIBEIROS DE AZEITE? DAREI O MEU PRIMOGÊNITO PELA MINHA TRANSGRESSÃO, O FRUTO DO MEU PECADO, PELO PECADO DA MINHA ALMA? ELE TE DECLAROU, Ó HOMEM, O QUE É BOM E QUE É O QUE O SENHOR PEDE DE TI: QUE PRATIQUES A JUSTIÇA, E AMES A MISERICÓRDIA, E ANDE HUMILDEMENTE COM O TEU DEUS.
- DEVEMOS PRATICAR A JUSTIÇA
Is 5. 20-25 - AI DOS QUE SÃO SÁBIOS A SEUS PRÓPRIOS OLHOS, E PRUDENTES DIANTE DE SI MESMOS! AI DOS QUE SÃO PODEROSOS PARA BEBER VINHO, E HOMENS DE PODER PARA MISTURAR BEBIDA FORTE; DOS QUE JUSTIFICAM AO ÍMPIO POR SUBORNO, E AOS JUSTOS NEGAM A JUSTIÇA! POR ISSO, COMO A LÍNGUA DE FOGO CONSOME A PALHA, E O RESTOLHO SE DESFAZ PELA CHAMA, ASSIM SERÁ A SUA RAIZ COMO PODRIDÃO, E A SUA FLOR SE ESVAECERÁ COMO PÓ; PORQUANTO REJEITARAM A LEI DO SENHOR DOS EXÉRCITOS, E DESPREZARAM A PALAVRA DO SANTO DE ISRAEL. POR ISSO SE ACENDEU A IRA DO SENHOR CONTRA O SEU POVO, E ESTENDEU A SUA MÃO CONTRA ELE, E O FERIU, DE MODO QUE AS MONTANHAS TREMERAM, E OS SEUS CADÁVERES SE FIZERAM COMO LIXO NO MEIO DAS RUAS; COM TUDO ISTO NÃO TORNOU ATRÁS A SUA IRA, MAS A SUA MÃO AINDA ESTÁ ESTENDIDA.
- DEVEMOS AMAR A MISERICÓRDIA
Mt 12.7 – MAS, SE VÓS SOUBÉSSEIS O QUE SIGNIFICA: MISERICÓRDIA QUERO E NÃO HOLOCAUSTOS, NÃO TERÍEIS CONDENADO INOCENTES.
- ANDAR HUMILDEMENTE COM O NOSSO DEUS
MATEUS 20:25-28 - ENTÃO JESUS, CHAMANDO-OS PARA JUNTO DE SI, DISSE: BEM SABEIS QUE PELOS PRÍNCIPES DOS GENTIOS SÃO ESTES DOMINADOS, E QUE OS GRANDES EXERCEM AUTORIDADE SOBRE ELES. NÃO SERÁ ASSIM ENTRE VÓS; MAS TODO AQUELE QUE QUISER ENTRE VÓS FAZER-SE GRANDE SEJA VOSSO SERVIÇAL; E, QUALQUER QUE ENTRE VÓS QUISER SER O PRIMEIRO, SEJA VOSSO SERVO; BEM COMO O FILHO DO HOMEM NÃO VEIO PARA SER SERVIDO, MAS PARA SERVIR, E PARA DAR A SUA VIDA EM RESGATE DE MUITOS.
PREGADOR: MARCOS AURÉLIO
quarta-feira, 12 de outubro de 2011
“A FAMÍLIA SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS”
IGREJA NOVA VIDA DO KM 32
CULTO DA FAMÍLIA – DIA 28/11/2010 – DOMINGO À NOITE
TEMA DO CULTO DA FAMÍLIA:
“A FAMÍLIA SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS”
TIPO DE SERMÃO: TEMÁTICO
TEXTO: Gn 2. 24, 25
24“POR ESSA RAZÃO, O HOMEM DEIXARÁ PAI E MÃE E SE UNIRÁ À SUA MULHER, E ELES SE TORNARÃO UMA SÓ CARNE.
25“O HOMEM E SUA MULHER VIVIAM NUS, E NÃO SENTIAM VERGONHA”
INTRODUÇÃO:
- AS INFLUÊNCIAS NEGATIVAS SOBRE A FAMÍLIA :
- AS MUDANÇAS QUE AFETARAM OS VALORES FAMILIARES:
- MATERIALISMO – STATUS – CARROS, EMPREGOS, CASAS...
- A FALTA DE COMPROMISSO – FALTA DE RESPONSABILIDADE
- INDIVIDUALISMO – SATISFAÇÃO DO EGO
- O FORMATO DAS NOVAS FAMÍLIAS:
- A MULHER DE HOJE –
Ef 5.23 - Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo.
- A REVOLUÇÃO SEXUAL E A POSTURA DOS PAIS EM RELAÇÃO AOS FILHOS – REVISTA ÉPOCA DE 29 DE ABRIL DE 2003 N./ 206: “LICENÇA PARA FAZER SEXO NA CASA DOS PAIS” - OS PAIS AO PENSAR EM UM PRESENTE ÚTIL PARA A FILHA, DECIDIRAM DAR UMA CAMA DE CASAL PARA QUE ELA DORMISSE COM O NAMORADO EM CASA.
- DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA A FAMÍLIA:
1º DESAFIO
- PENSAR NO QUE FOI PROFETIZADO EM
II Tm 3. 1- 4
“1SABE, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. 2Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, 3Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, 4Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,
- ISSO PODE SER ALTERADO ATRAVÉS DE UM AVIVAMENTO DA PARTE DE DEUS –
II Cr 7.14 E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.
2º DESAFIO
- NÃO SE CONFORMAR COM O MODELO OFERECIDO PELO “deus desse século”.
Rm 12.22 E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
3º DESAFIO
- MANTER O ALTAR DO SENHOR LEVANTADO DENTRO DE CASA –
Jz 6.25,26 25E aconteceu naquela mesma noite, que o SENHOR lhe disse: Toma o boi que pertence a teu pai, a saber, o segundo boi de sete anos, e derruba o altar de Baal, que é de teu pai; e corta o bosque que está ao pé dele. 26E edifica ao SENHOR teu Deus um altar no cume deste lugar forte, num lugar conveniente; e toma o segundo boi, e o oferecerás em holocausto com a lenha que cortares do bosque.
4º DESAFIO
- A FAMÍLIA CRISTÃ PRECISA VENCER O PODER DA INFLUÊNCIA NEGATIVA DA MÍDIA –
II Co 6.17, 18 17 Por isso saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; E não toqueis nada imundo, E eu vos receberei; 18E eu serei para vós Pai, E vós sereis para mim filhos e filhas, Diz o Senhor Todo-Poderoso.
II Co 7.1 1ORA, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus.
- AS PROMESSAS DE DEUS ÀS FAMÍLIAS CRISTÃS-
Dt 28.1-13 1E SERÁ que, se ouvires a voz do SENHOR teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o SENHOR teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra. 2 E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do SENHOR teu Deus; 3 Bendito serás na cidade, e bendito serás no campo. 4 Bendito o fruto do teu ventre, e o fruto da tua terra, e o fruto dos teus animais; e as crias das tuas vacas e das tuas ovelhas. 5 Bendito o teu cesto e a tua amassadeira. 6 Bendito serás ao entrares, e bendito serás ao saíres.7 O SENHOR entregará, feridos diante de ti, os teus inimigos, que se levantarem contra ti; por um caminho sairão contra ti, mas por sete caminhos fugirão da tua presença. 8 O SENHOR mandará que a bênção esteja contigo nos teus celeiros, e em tudo o que puseres a tua mão; e te abençoará na terra que te der o SENHOR teu Deus. 9 O SENHOR te confirmará para si como povo santo, como te tem jurado, quando guardares os mandamentos do SENHOR teu Deus, e andares nos seus caminhos. 10 E todos os povos da terra verão que é invocado sobre ti o nome do SENHOR, e terão temor de ti. 11 E o SENHOR te dará abundância de bens no fruto do teu ventre, e no fruto dos teus animais, e no fruto do teu solo, sobre a terra que o SENHOR jurou a teus pais te dar. 12 O SENHOR te abrirá o seu bom tesouro, o céu, para dar chuva à tua terra no seu tempo, e para abençoar toda a obra das tuas mãos; e emprestarás a muitas nações, porém tu não tomarás emprestado. 13 E o SENHOR te porá por cabeça, e não por cauda; e só estarás em cima, e não debaixo, se obedeceres aos mandamentos do SENHOR teu Deus, que hoje te ordeno, para os guardar e cumprir.
CORPO:
“E COMO É A FAMÍLIA SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS?”
Gn 2. 24, 25
24“POR ESSA RAZÃO, O HOMEM DEIXARÁ PAI E MÃE E SE UNIRÁ À SUA MULHER, E ELES SE TORNARÃO UMA SÓ CARNE.
25“O HOMEM E SUA MULHER VIVIAM NUS, E NÃO SENTIAM VERGONHA”
1º PONTO: “POR ESSA RAZÃO, O HOMEM DEIXARÁ PAI E MÃE...
DEIXAR – O CASAMENTO IMPLICA EM ROMPER O CORDÃO UMBILICAL DA DEPENDÊNCIA DOS PAIS, E O ROMPER:
GEOGRÁFICO – AQUELES QUE ESTÃO COMEÇANDO A CAMINHADA CONJUGAL PRECISAM APRENDER E AMADURECER, ASSUMINDO AS RESPONSABILIDADES.
EMOCIONAL - A PRIVACIDADE DE UM LAR DEPENDE DOS LIMITES QUE O CASAL ESTABELECE PARA QUE SEJAM RESPEITADOS.
FINANCEIRO- O QUE DIZER DOS PAIS QUE SUPERPROTEGEM O FILHO CASADO, BANCANDO TUDO? A TENDÊNCIA É SE SENTIREM DONOS.
2º PONTO: “...E SE UNIRÁ À SUA MULHER...”
UNIÃO=ALIANÇA=COMPANHEIRISMO=AMIZADE=RESPEITO JUNTAR, AFEIÇOAR, ADAPTAR, AGARRAR, ATAR, CONCILIAR, HARMONIZAR, LIGAR, FUNDIR, SOLDAR, ASSOCIAR, COLAR UMA PARTE NA OUTRA.
DEUS ODEIA O DIVÓRCIO -
MALAQUIAS 2. 15-16a
NÃO FOI O SENHOR QUE OS FEZ UM SÓ? EM CORPO E EM ESPÍRITO ELES LHE PERTENCEM. E POR QUE UM SÓ? PORQUE ELE DESEJAVA UMA DESCENDÊNCIA CONSAGRADA. PORTANTO, TENHAM CUIDADO: NINGUÉM SEJA INFIEL À MULHER DA SUA MOCIDADE. “EU ODEIO O DIVÓRCIO”, DIZ O SENHOR O DEUS DE ISRAEL, ...
3º PONTO: “...ELES SE TORNARÃO UMA SÓ CARNE”.
UNIÃO
FÍSICA = PROCRIAÇÃO
Gn 1.28b E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, ...
FILHOS - HERANÇA DO SENHOR - Sl 127. 3 Eis que os filhos são herança do SENHOR, e o fruto do ventre o seu galardão.
EMOCIONAL – RECREAÇÃO – PRAZER – SEXO -
Pv 5. 15 - 19
15 Bebe água da tua fonte, e das correntes do teu poço.
16 Derramar-se-iam as tuas fontes por fora, e pelas ruas os ribeiros de águas?
17 Sejam para ti só, e não para os estranhos contigo.
18 Seja bendito o teu manancial, e alegra-te com a mulher da tua mocidade.
19 Como cerva amorosa, e gazela graciosa, os seus seios te saciem todo o tempo; e pelo seu amor sejas atraído perpetuamente.
PAULO TAMBÉM SE PREOCUPOU COM O AJUSTE SEXUAL
I Co 7. 3-5
3 O marido pague à mulher a devida benevolência, e da mesma sorte a mulher ao marido.
4 A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no o marido; e também da mesma maneira o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no a mulher.
5 Não vos priveis um ao outro, senão por consentimento mútuo por algum tempo, para vos aplicardes ao jejum e à oração; e depois ajuntai-vos outra vez, para que Satanás não vos tente pela vossa incontinência.
4º PONTO: “O HOMEM E SUA MULHER VIVIAM NUS, E NÃO SENTIAM VERGONHA” INTIMIDADE
CASAR É CONHECER, E SÓ HÁ CONHECIMENTO E INTIMIDADE QUANDO HOMEM E MULHER SE DESCOBREM UM PARA O OUTRO NO RELACIONAMENTO CONJUGAL. É PRECISO TER ENTRE O CASAL : CONFIANÇA E AMIZADE.
CONCLUSÃO: DEUS PLANEJOU UM VERDADEIRO RELACIONAMENTO DE CUMPLICIDADE, AMOR REAL, VERDADEIRO, SEM MENTIRAS, MAS COM CONFIANÇA, CARACTERÍSTICAS ESSAS QUE VÊM DO CORAÇÃO DE DEUS.
PREGADOR: MARCOS AURÉLIO
A IMPORTÂNCIA DA ESCOLA DOMINICAL
A IMPORTÂNCIA DA ESCOLA
DOMINICAL
Sabemos
que a Bíblia é muito proveitosa como guia para esta
vida e para apontar o caminho para a vida eterna. Podemos falar da
boca para fora do seu valor, mas se realmente a valorizamos, iremos
estudá-la. Vamos rever alguns motivos que nos lembram o valor
do estudo bíblico.
Dá-nos
fé (João 20:31). A fé é necessária
para a conversão (Atos 15:7) e para agradar a Deus (Hebreus
11:6). É essencial para o filho de Deus pois “o
justo viverá por fé”
(Romanos 1:17). A fé é nosso escudo (Efésios
6:16) e nos dará a vitória (I João 5:4).
Irá
fortalecer nossa esperança que pode nos salvar (Romanos 8:24).
Irá estimular o nosso desejo de ir para o céu e nos
dará a segurança de que estamos a caminho. Servirá
de âncora nas tempestades da vida (Hebreus 6:18-20).
O
estudo bíblico nos fará sábios naquilo que
realmente importa (Salmo 119:98-99). Isto é, o estudo vai nos
fazer sábios se continuarmos nas coisas aprendidas (II Timóteo
3:14-15).
O
estudo da palavra nos guarda do pecado (Salmo 119:9-11) e nos
capacitará para superar o pecado (I João 2:4).
O
estudo da Bíblia nos ajudará a evitar a apostasia
(Salmo 37:31). A falta de conhecimento da palavra de Deus leva a
destruição (Oséias 4:6).
Dá
alegria (Salmo 19:8). O mundo enganado não acredita, mas a
alegria completa se encontra em Deus (I João 1:4). Os estudos
faz-nos capazes de ter alegria mesmo nas coisas ruins (Tiago 1:2-4;
Romanos 8:28).
O
estudo da Bíblia consola (Salmo 119:92). Quando um ente
querido parte deste mundo, nada pode nos consolar como a Bíblia
(I Tessalonicenses 4:18). Haverá horas na vida de cada um em
que precisaremos de consolo. O estudo nos capacitará a
encontrar consolo.
Fornece
alimento para a alma (Mateus 4:4). Tem uma receita apropriada para a
criança e outra para o maduro (I Pedro 2:2). A palavra de Deus
deve ser mais desejada do que o ouro e todas as coisas materiais
(Salmo 19:10).
Tem
bons frutos (Mateus 7:16). Tem um efeito exaltante na humanidade. Tem
liberdade avançada. Opõe-se as coisas que corrompem.
Levanta a moralidade e dá dignidade às mulheres.
Salva
a alma quando recebida corretamente (Tiago 1:21). Não é
fria nem morta, mas é como um fogo (Jeremias 23:29) e é
viva e poderosa (Hebreus 4:12). Levou 3.000 pessoas a procurarem a
salvação em Cristo no dia de Pentecostes (Atos 2).
Se
conhecemos e cremos nestas coisas, o estudo da Bíblia fará
parte do nosso dia-a-dia.
Venha
fazer parte da nossa escola dominical! Todo domingo às 8:30h!
SALMO 91
SALMO 91
91.1 - “Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará”
Para interpretar o primeiro versículo do Salmo 91é necessário responder a seguinte pergunta ( Sl 91:1 ): Quem habita no esconderijo do Altíssimo? A resposta está no decurso do próprio Salmo: “Porque tu, ó SENHOR, és o meu refúgio. No Altíssimo fizeste a tua habitação” ( Sl 91:9 ).
Quando escreveu esta profecia, o salmista fez referência a alguém que, naquele exato momento estava residindo no esconderijo (lugar oculto) do Altíssimo, e que, no futuro haveria de deixar a habitação do Altíssimo, sendo necessário refugiar-se à sombra do Onipotente ( Jo 16:28 ).
Este é outro Salmo profético e messiânico, visto que o salmista deixa registrado algumas promessas para o Verbo de Deus que haveria de se fazer homem. O Altíssimo, sendo Senhor de tudo, deixou a sua glória e assumiu a condição de Filho sobre a sua própria casa ( Sl 47:2 ; Hb 3:6 ), uma vez que isto foi acordado na eternidade, como se lê: “Porque, a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, Hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei por Pai, e ele me será por Filho?" ( Hb 1:5 ).
O Salmo 91 complementa outros salmos. O Salmo 15 diz: “Senhor, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte?” ( Sl 15:1 ). Como já analisamos em outros Salmos, somente Jesus andou em sinceridade, praticou a justiça e falou a verdade segundo o seu coração ( Sl 15:3 ). Somente o Cristo de Deus tem olhos capazes de desprezar o réprobo. Somente Ele pode honrar os que temem ao Senhor ( Sl 15:4 ).
O Salmo 24 diz: “Quem subirá ao monte do Senhor? Quem estará no seu tabernáculo?” ( Sl 24:3 ). A resposta é clara e aponta para alguém em específico: “Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente. Este receberá do Senhor a bênção e a justiça do Deus da sua salvação” ( Sl 24:4 -5). Somente Jesus dentre os filhos dos homens foi limpo de mãos e puro de coração.
Qualquer homem que queira habitar com o Altíssimo precisa crer em Cristo conforme diz as Escrituras para que possa receber de Deus poder para ser feito filho de Deus ( Jo 1:12 ). Todos quantos forem criados de novo, em verdadeira justiça e santidade, ainda serão aqui neste mundo tal qual Cristo é ( 1Jo 4:17 ; 1Co 15:48 ). Ora, se somos tal qual Ele é neste mundo, habitaremos onde Ele habita, visto que, onde Ele estiver também estaremos "E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também" ( Jo 14:3 ).
O Salmo 91 é uma profecia que apresenta dois ‘momentos’ distintos pertinentes ao Verbo de Deus. À ‘época’ que o salmista profetizou, o Verbo de Deus estava habitando no esconderijo do Altíssimo, porém, quando o Verbo se fez carne precisou abrigar-se sob a sombra do Onipotente por estar despido de sua glória.
Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei.
Aquele que reside no lugar secreto do Altíssimo haveria de anunciar o nome de Deus aos homens, dizendo:“Ele é o meu Deus, o meu refugio, a minha fortaleza, e n’Ele confiarei” ( Sl 91:2 ). O escritor aos Hebreus cita o Salmo 18 para demonstrar que o próprio Filho disse por intermédio do salmista que haveria de colocar em Deus a sua confiança “E outra vez: Porei n’Ele a minha confiança” ( Hb 2:13 ; Sl 18:1 -2 ; Sl 56:4 ).
Enquanto na glória, o Verbo que se fez carne não precisava confiar, porém, após tornar-se participante da carne e do sangue, sujeito as mesmas tentações, porém, sem pecado, também precisou confiar inteiramente em Deus ( Hb 4:15 ).
O verso 2 do Salmo 91 é equivalente a introdução do Salmo 31, quando o salmista deixa registrado as últimas palavras do Messias: “Em ti, ó Senhor, me refugio; nunca seja eu envergonhado; livra-me pela tua retidão (...) Nas tuas mãos encomendo o meu espírito...” ( Sl 31:1 -5).
9.3-8 - “Porque Ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa. Ele te cobrirá com as Suas penas, e debaixo das Suas asas te confiarás; a Sua verdade será o teu escudo e broquel. Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia, Nem da peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia. Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará próximo de ti. Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recompensa dos ímpios”
Nestes versos estão elencados alguns eventos que não atingiria o Primogênito de Deus quando fosse introduzido no mundo. As promessas de Deus elencadas nestes versos são específicas para o seu Filho.
“Porque Ele te livrará do laço do passarinheiro...” - O Filho do homem ‘certamente’ não seria pego nas armadilhas, por mais engenhosas que fossem. Quando inquiriram o Messias se era lícito pagar tributo a Cesar ( Mt 22:17 ), ou quando apresentaram a mulher pega em ato de adultério ( Jo 8:5 ), tais armadilhas não o enlaçaram “Armaram uma rede aos meus passos; a minha alma está abatida. Cavaram uma cova diante de mim, porém eles mesmos caíram no meio dela” ( Sl 57:6 ; Sl 56:5 ).
“...e da peste perniciosa” – O Filho de Davi era livre do pecado (a peste perniciosa), visto que Ele foi gerado de Deus ( Sl 2:7; 2Sm 7:14 ). Todos os descendentes da carne de Adão, ou seja, que entraram pela porta larga, foram contaminados pelo pecado (ou, vendidos ao pecado como escravos), porém, Jesus, o último Adão, é a porta estreita pela qual todos os homens que querem ser livres do pecado precisam entrar.
“Ele te cobrirá com as Suas penas, e debaixo das Suas asas te confiarás” – O Messias haveria de ser protegido, abrigado em segurança por Deus. “TEM misericórdia de mim, ó Deus, tem misericórdia de mim, porque a minha alma confia em ti; e à sombra das tuas asas me abrigo, até que passem as calamidades” ( Sl 57:1 ).
“a Sua verdade será o teu escudo e broquel” – Em todos os ataques dos adversários, a Palavra de Deus (verdade) haveria de ser a defesa de Cristo. Diante dos escribas, fariseus e saduceus Jesus citou as Escrituras. Quando da tentação pelo diabo no deserto, Cristo utilizou a verdade das Escrituras como escudo e broquel (defesa).
“Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia, nem da peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia” – O ‘terror de noite’, a ‘seta lançada durante o dia’, a ‘peste que se move na escuridão’ e a ‘mortandade que acomete ao meio-dia’ não amedrontou o Messias. Ele despojou-se de sua glória e majestade e em tudo se tornou semelhante aos seus irmãos ( Hb 2:17 ), porém, o medo que os homens detinham da morte e do pecado não o acometeu, visto que Ele nunca esteve sujeito a escravidão do pecado ( Hb 2:15 ).
91.7,8 - “Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará próximo de ti. Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recompensa dos ímpios”
A queda de milhares estava prevista, pois tropeçariam na pedra de esquina, porém, não lançariam mão do Cristo "E uma pedra de tropeço e rocha de escândalo, para aqueles que tropeçam na palavra, sendo desobedientes; para o que também foram destinados" ( 1Pe 2:8 ).
O Cristo não precisaria fazer nada com relação aos ímpios, antes só olhar a recompensa deles ( Sl 56:7 ). Por quê? Porque Cristo escolheu o Senhor como refúgio, o Deus que tudo executa para o Messias ( Sl 57:2 –3). "E se alguém ouvir as minhas palavras, e não crer, eu não o julgo; porque eu vim, não para julgar o mundo, mas para salvar o mundo" ( Jo 12:47 ).
91.9 - “Porque Tu, ó SENHOR, és o meu refúgio. No Altíssimo fizeste a Tua habitação”
Todas as promessas seriam levadas a efeito porque o Messias fez do Altíssimo o seu lugar de refugio. Este verso remete ao pensamento do verso 1: O Verbo habitava o lugar oculto do Altíssimo, porém, após ser introduzido no mundo como Primogênito de Deus, o Verbo encarnado passou a descansar na sombra do Onipotente ( Sl 57:1 ).
91. 10 – 13 - “Nenhum mal Te sucederá, nem praga alguma chegará próximo da Tua tenda. Porque aos Seus anjos dará ordem a Teu respeito, para Te guardarem em todos os Teus caminhos. Eles Te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o Teu pé contra uma pedra. Pisarás sobre o leão e a cobra; calcarás aos pés o leão jovem e o dragão”
Quando Jesus nasceu, muitas crianças foram mortas, porém, mal algum O atingiu. A sua família mudou-se para o Egito, e nenhuma praga acometeu a sua família terrena ( Mt 2:16 ). Aos anjos foi dado ordem acerca do Messias, para guardá-lo em todos os seus caminhos. Eles haveriam de amparar o Cristo para livrá-lo de todo mal ( Sl 57:3 ; Sl 56:13 ).
O diabo ciente de que as promessas da profecia deste Salmo faziam referência a Cristo, lançou mão dele para tentá-Lo. E o diabo disse: “Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo. Pois está escrito: Aos seus anjos dará ordens a teu respeito, e eles te tomarão nas mãos, para que não tropeces nalguma pedra” ( Mt 4:6 ).
Observe que:
O diabo conhece as Escrituras;
Lançou duvidas acerca da filiação do Messias;
Estabeleceu um teste como prova da filiação;
Deu uma ordem com falso embasamento nas Escrituras;
Ele sabia que o cuidado de Deus estipulado no Salmo 91 para o Messias visava protegê-Lo de ataques direto dos anjos decaídos e dos homens maus ( Sl 56:5 ; Mt 2:12 e Mt 2:13 );
O diabo sabia que Deus não interfere nas decisões dos homens, e que, se Cristo decidisse pular, não seria socorrido.
Através da verdade (v. 4) que é escudo e broquel, Jesus respondeu: “Também está escrito: não tentarás o Senhor teu Deus” ( Mt 4:7 ). A confiança deriva do amor e da fidelidade de Deus ( Sl 57:3 b), atributos imutáveis, visto que ao prometer Ele se interpôs com juramento, segundo o seu conselho. Duas coisas imutáveis ( Hb 6:18 ).
O Messias estava descansado à sombra do Onipotente, ou seja, ciente da proteção divina em todos os seus caminhos e que não haveria de ‘tropeçar’. Porém, tal proteção não engloba forçar Deus agir.
Foi dado poder ao Filho do homem para andar entre o leão e a cobra. Acerca da serpente temos uma profecia no Gênesis: “E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua descendência e o seu descendente; este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar” ( Gn 3:15 ).
Somos informados pelo Salmo 57 que os homens são comparáveis a bestas famintas, ou seja, leões “A minha alma está entre leões; estou deitado entre bestas famintas, homens cujos dentes são lança e flechas, e cuja língua é espada afiada” ( Sl 57:4 ).
Mesmo entre leões e áspides, o Messias permaneceu descansado (deitado), pois confiava em Deus.
91. 14 – 16 - “Porquanto tão encarecidamente Me amou, também Eu O livrarei; pô-Lo-ei num alto retiro, porque conheceu o Meu nome. Ele Me invocará, e Eu Lhe responderei; estarei com Ele na angústia; dela O retirarei, e O glorificarei. Fartá-lo-ei com longevidade de dias, e Lhe mostrarei a Minha salvação”
Como o Messias descansou (confiança), o Pai Eterno O livrou “Pois tu livraste a minha alma da morte, como também os meus pés de tropeçarem, para que eu ande diante de Deus na luz da vida” ( Sl 56:13 ).
Por ‘conhecer’ (união intima) o Pai, Cristo foi posto num alto retiro, ou seja, à destra de Deus nas alturas ( Sl 110:1 ; Jo 10:30 ). A palavra ‘conhecer’ tem dois significados na bíblia. Um dos significados é ‘ter ciência de algo’, ‘saber acerca de’, e o significado que este Salmo apresenta é de comunhão íntima.
Do mesmo modo que o Pai e o Filho são pessoas distintas, e, no entanto, são um ( Jo 10:30 ), todos quantos crerem no Filho são um com o Pai e o Filho ( Jo 17:21 -23).
Cristo haveria de invocar o Senhor ( Sl 56:1 ; Sl 57:1 ), e Deus haveria de respondê-lo. E como Deus haveria de respondê-lo? Não deixando o Cristo à mercê da angústia? Não! Deus não prometeu livrá-lo da angústia, antes prometeu estar com Ele durante o período da angústia. Para que Deus estivesse presente na angústia, necessariamente o Cristo deveria ser e foi angustiado "E tomou consigo a Pedro, e a Tiago, e a João, e começou a ter pavor, e a angustiar-se" (Mc 14:33 ).
Como lemos nos evangelhos, Jesus clamou ao Pai no Getsêmani, porém, Ele foi angustiado até a morte, e morte de cruz "Então chegou Jesus com eles a um lugar chamado Getsêmani, e disse a seus discípulos: Assentai-vos aqui, enquanto vou além orar" ( Mt 26:36 ). O Messias foi glorificado quando entregou ao Pai o seu espírito, momento em que o Pai O retirou da angústia “Em ti, ó Senhor, me refugio; nunca seja eu envergonhado; livra-me pela tua retidão (...) Nas tuas mãos encomendo o meu espírito...” ( Sl 31:1 -5).
O Cristo de Deus foi glorificado com a glória que Ele tinha antes de ser introduzido no mundo, e entrou no descanso do Pai até que os seus inimigos sejam postos por estrado dos seus pés "E agora glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse" ( Jo 17:5 ).
A promessa do Pai para o Filho é abundância de dias, longevidade, ou seja, vida eterna "Vida te pediu, e lha deste, mesmo longura de dias para sempre e eternamente" ( Sl 21:4 ). O Filho do homem viu a salvação de Deus “Tu és o mais formoso dos filhos dos homens e os lábios foram ungidos com a graça, por isso Deus te abençoou para sempre. Cinge a tua espada à coxa, ó valente; cinge-te de glória e majestade” ( Sl 45:2 -3).
A cerca de Deus que assumiu a condição de Filho o Salmo 45 declara, conforme atesta o escritor aos Hebreus:“O teu trono , ó Deus, é eterno e perpétuo; o cetro do teu reino é um cetro de equidade. Tu amas a retidão e odeias a impiedade; portanto Deus, o teu Deus te ungiu com o óleo de alegria, mais do que a teus companheiros” ( Sl 45: 6 -7 ; Hb 1:8 ).
O Salmo 91 foi composto por Moisés, que o dedicou à tribo de Levi. Moisés penetra nas nuvens Divinas e foi envolvido na sombra do Todo-Poderoso, o Salmo começa: "Quem habita na proteção do Altíssimo, pernoita à sombra de Shaddai.......".
A importância de orar a Palavra.
O meio de nos comunicarmos com alguém é através do diálogo, e a oraçã0o é a chave para falarmos com Deus.
O que é oração?
Súplica, fala, diálogo com alguém que queremos nos comunicar, relacionar e conhecer. Portanto, aguarda-se também uma resposta.
A oração é um diálogo e não um monólogo.
Quantas vezes falamos com Deus e na hora da resposta não permanecemos em silêncio para ouvirmos o que Ele tem a nos dizer.
As crianças pequenas pedem muitas coisas as mães e na hora de servi-las, já não estão mais ali, já correram para brincar.
Somos crianças em relação a oração. Deus deseja nos responder, mas não temos paciência para nos aquietarmos em sua presença e aguardarmos a resposta.
O Salmo 91 fala de Deus como nossa proteção, como nosso abrigo e refúgio quando sentimos medo.
A fé do salmista no Deus Todo-Poderoso como protetor ajudou-o a atravessar todos os perigos e temores da vida.
Vamos trocar nossos temores pela fé em Deus.
O Salmo 91 é dividido em três partes.
De 1 a 4 ele apresenta Deus como Refúgio.
De 5 a 14 ele apresenta Deus como Protetor.
De 15 a 16 Ele apresenta Deus como Salvador.
V. 1- Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.
Habitar: ocupar como morada
A primeira condição para usufruirmos dessas promessas é habitarmos no esconderijo do Altíssimo. Só habita no esconderijo de Deus aquele que conhece e tem intimidade com Ele.
Somente o que confia em Deus pode obter descanso.
Como uma pessoa pode confiar em alguém se não a conhecer?
Entregaria você a chave de sua casa a um desconhecido?
Se você tiver intimidade com o Pai, Ele te diz que como as aves voam, assim Ele, Jeová dos exércitos te protegerá, protegendo e livrando, passando te salvará. (Isaías 31: 5)
91.1 - “Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará”
Para interpretar o primeiro versículo do Salmo 91é necessário responder a seguinte pergunta ( Sl 91:1 ): Quem habita no esconderijo do Altíssimo? A resposta está no decurso do próprio Salmo: “Porque tu, ó SENHOR, és o meu refúgio. No Altíssimo fizeste a tua habitação” ( Sl 91:9 ).
Quando escreveu esta profecia, o salmista fez referência a alguém que, naquele exato momento estava residindo no esconderijo (lugar oculto) do Altíssimo, e que, no futuro haveria de deixar a habitação do Altíssimo, sendo necessário refugiar-se à sombra do Onipotente ( Jo 16:28 ).
Este é outro Salmo profético e messiânico, visto que o salmista deixa registrado algumas promessas para o Verbo de Deus que haveria de se fazer homem. O Altíssimo, sendo Senhor de tudo, deixou a sua glória e assumiu a condição de Filho sobre a sua própria casa ( Sl 47:2 ; Hb 3:6 ), uma vez que isto foi acordado na eternidade, como se lê: “Porque, a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, Hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei por Pai, e ele me será por Filho?" ( Hb 1:5 ).
O Salmo 91 complementa outros salmos. O Salmo 15 diz: “Senhor, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte?” ( Sl 15:1 ). Como já analisamos em outros Salmos, somente Jesus andou em sinceridade, praticou a justiça e falou a verdade segundo o seu coração ( Sl 15:3 ). Somente o Cristo de Deus tem olhos capazes de desprezar o réprobo. Somente Ele pode honrar os que temem ao Senhor ( Sl 15:4 ).
O Salmo 24 diz: “Quem subirá ao monte do Senhor? Quem estará no seu tabernáculo?” ( Sl 24:3 ). A resposta é clara e aponta para alguém em específico: “Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente. Este receberá do Senhor a bênção e a justiça do Deus da sua salvação” ( Sl 24:4 -5). Somente Jesus dentre os filhos dos homens foi limpo de mãos e puro de coração.
Qualquer homem que queira habitar com o Altíssimo precisa crer em Cristo conforme diz as Escrituras para que possa receber de Deus poder para ser feito filho de Deus ( Jo 1:12 ). Todos quantos forem criados de novo, em verdadeira justiça e santidade, ainda serão aqui neste mundo tal qual Cristo é ( 1Jo 4:17 ; 1Co 15:48 ). Ora, se somos tal qual Ele é neste mundo, habitaremos onde Ele habita, visto que, onde Ele estiver também estaremos "E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também" ( Jo 14:3 ).
O Salmo 91 é uma profecia que apresenta dois ‘momentos’ distintos pertinentes ao Verbo de Deus. À ‘época’ que o salmista profetizou, o Verbo de Deus estava habitando no esconderijo do Altíssimo, porém, quando o Verbo se fez carne precisou abrigar-se sob a sombra do Onipotente por estar despido de sua glória.
Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei.
Aquele que reside no lugar secreto do Altíssimo haveria de anunciar o nome de Deus aos homens, dizendo:“Ele é o meu Deus, o meu refugio, a minha fortaleza, e n’Ele confiarei” ( Sl 91:2 ). O escritor aos Hebreus cita o Salmo 18 para demonstrar que o próprio Filho disse por intermédio do salmista que haveria de colocar em Deus a sua confiança “E outra vez: Porei n’Ele a minha confiança” ( Hb 2:13 ; Sl 18:1 -2 ; Sl 56:4 ).
Enquanto na glória, o Verbo que se fez carne não precisava confiar, porém, após tornar-se participante da carne e do sangue, sujeito as mesmas tentações, porém, sem pecado, também precisou confiar inteiramente em Deus ( Hb 4:15 ).
O verso 2 do Salmo 91 é equivalente a introdução do Salmo 31, quando o salmista deixa registrado as últimas palavras do Messias: “Em ti, ó Senhor, me refugio; nunca seja eu envergonhado; livra-me pela tua retidão (...) Nas tuas mãos encomendo o meu espírito...” ( Sl 31:1 -5).
9.3-8 - “Porque Ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa. Ele te cobrirá com as Suas penas, e debaixo das Suas asas te confiarás; a Sua verdade será o teu escudo e broquel. Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia, Nem da peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia. Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará próximo de ti. Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recompensa dos ímpios”
Nestes versos estão elencados alguns eventos que não atingiria o Primogênito de Deus quando fosse introduzido no mundo. As promessas de Deus elencadas nestes versos são específicas para o seu Filho.
“Porque Ele te livrará do laço do passarinheiro...” - O Filho do homem ‘certamente’ não seria pego nas armadilhas, por mais engenhosas que fossem. Quando inquiriram o Messias se era lícito pagar tributo a Cesar ( Mt 22:17 ), ou quando apresentaram a mulher pega em ato de adultério ( Jo 8:5 ), tais armadilhas não o enlaçaram “Armaram uma rede aos meus passos; a minha alma está abatida. Cavaram uma cova diante de mim, porém eles mesmos caíram no meio dela” ( Sl 57:6 ; Sl 56:5 ).
“...e da peste perniciosa” – O Filho de Davi era livre do pecado (a peste perniciosa), visto que Ele foi gerado de Deus ( Sl 2:7; 2Sm 7:14 ). Todos os descendentes da carne de Adão, ou seja, que entraram pela porta larga, foram contaminados pelo pecado (ou, vendidos ao pecado como escravos), porém, Jesus, o último Adão, é a porta estreita pela qual todos os homens que querem ser livres do pecado precisam entrar.
“Ele te cobrirá com as Suas penas, e debaixo das Suas asas te confiarás” – O Messias haveria de ser protegido, abrigado em segurança por Deus. “TEM misericórdia de mim, ó Deus, tem misericórdia de mim, porque a minha alma confia em ti; e à sombra das tuas asas me abrigo, até que passem as calamidades” ( Sl 57:1 ).
“a Sua verdade será o teu escudo e broquel” – Em todos os ataques dos adversários, a Palavra de Deus (verdade) haveria de ser a defesa de Cristo. Diante dos escribas, fariseus e saduceus Jesus citou as Escrituras. Quando da tentação pelo diabo no deserto, Cristo utilizou a verdade das Escrituras como escudo e broquel (defesa).
“Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia, nem da peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia” – O ‘terror de noite’, a ‘seta lançada durante o dia’, a ‘peste que se move na escuridão’ e a ‘mortandade que acomete ao meio-dia’ não amedrontou o Messias. Ele despojou-se de sua glória e majestade e em tudo se tornou semelhante aos seus irmãos ( Hb 2:17 ), porém, o medo que os homens detinham da morte e do pecado não o acometeu, visto que Ele nunca esteve sujeito a escravidão do pecado ( Hb 2:15 ).
91.7,8 - “Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará próximo de ti. Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recompensa dos ímpios”
A queda de milhares estava prevista, pois tropeçariam na pedra de esquina, porém, não lançariam mão do Cristo "E uma pedra de tropeço e rocha de escândalo, para aqueles que tropeçam na palavra, sendo desobedientes; para o que também foram destinados" ( 1Pe 2:8 ).
O Cristo não precisaria fazer nada com relação aos ímpios, antes só olhar a recompensa deles ( Sl 56:7 ). Por quê? Porque Cristo escolheu o Senhor como refúgio, o Deus que tudo executa para o Messias ( Sl 57:2 –3). "E se alguém ouvir as minhas palavras, e não crer, eu não o julgo; porque eu vim, não para julgar o mundo, mas para salvar o mundo" ( Jo 12:47 ).
91.9 - “Porque Tu, ó SENHOR, és o meu refúgio. No Altíssimo fizeste a Tua habitação”
Todas as promessas seriam levadas a efeito porque o Messias fez do Altíssimo o seu lugar de refugio. Este verso remete ao pensamento do verso 1: O Verbo habitava o lugar oculto do Altíssimo, porém, após ser introduzido no mundo como Primogênito de Deus, o Verbo encarnado passou a descansar na sombra do Onipotente ( Sl 57:1 ).
91. 10 – 13 - “Nenhum mal Te sucederá, nem praga alguma chegará próximo da Tua tenda. Porque aos Seus anjos dará ordem a Teu respeito, para Te guardarem em todos os Teus caminhos. Eles Te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o Teu pé contra uma pedra. Pisarás sobre o leão e a cobra; calcarás aos pés o leão jovem e o dragão”
Quando Jesus nasceu, muitas crianças foram mortas, porém, mal algum O atingiu. A sua família mudou-se para o Egito, e nenhuma praga acometeu a sua família terrena ( Mt 2:16 ). Aos anjos foi dado ordem acerca do Messias, para guardá-lo em todos os seus caminhos. Eles haveriam de amparar o Cristo para livrá-lo de todo mal ( Sl 57:3 ; Sl 56:13 ).
O diabo ciente de que as promessas da profecia deste Salmo faziam referência a Cristo, lançou mão dele para tentá-Lo. E o diabo disse: “Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo. Pois está escrito: Aos seus anjos dará ordens a teu respeito, e eles te tomarão nas mãos, para que não tropeces nalguma pedra” ( Mt 4:6 ).
Observe que:
O diabo conhece as Escrituras;
Lançou duvidas acerca da filiação do Messias;
Estabeleceu um teste como prova da filiação;
Deu uma ordem com falso embasamento nas Escrituras;
Ele sabia que o cuidado de Deus estipulado no Salmo 91 para o Messias visava protegê-Lo de ataques direto dos anjos decaídos e dos homens maus ( Sl 56:5 ; Mt 2:12 e Mt 2:13 );
O diabo sabia que Deus não interfere nas decisões dos homens, e que, se Cristo decidisse pular, não seria socorrido.
Através da verdade (v. 4) que é escudo e broquel, Jesus respondeu: “Também está escrito: não tentarás o Senhor teu Deus” ( Mt 4:7 ). A confiança deriva do amor e da fidelidade de Deus ( Sl 57:3 b), atributos imutáveis, visto que ao prometer Ele se interpôs com juramento, segundo o seu conselho. Duas coisas imutáveis ( Hb 6:18 ).
O Messias estava descansado à sombra do Onipotente, ou seja, ciente da proteção divina em todos os seus caminhos e que não haveria de ‘tropeçar’. Porém, tal proteção não engloba forçar Deus agir.
Foi dado poder ao Filho do homem para andar entre o leão e a cobra. Acerca da serpente temos uma profecia no Gênesis: “E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua descendência e o seu descendente; este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar” ( Gn 3:15 ).
Somos informados pelo Salmo 57 que os homens são comparáveis a bestas famintas, ou seja, leões “A minha alma está entre leões; estou deitado entre bestas famintas, homens cujos dentes são lança e flechas, e cuja língua é espada afiada” ( Sl 57:4 ).
Mesmo entre leões e áspides, o Messias permaneceu descansado (deitado), pois confiava em Deus.
91. 14 – 16 - “Porquanto tão encarecidamente Me amou, também Eu O livrarei; pô-Lo-ei num alto retiro, porque conheceu o Meu nome. Ele Me invocará, e Eu Lhe responderei; estarei com Ele na angústia; dela O retirarei, e O glorificarei. Fartá-lo-ei com longevidade de dias, e Lhe mostrarei a Minha salvação”
Como o Messias descansou (confiança), o Pai Eterno O livrou “Pois tu livraste a minha alma da morte, como também os meus pés de tropeçarem, para que eu ande diante de Deus na luz da vida” ( Sl 56:13 ).
Por ‘conhecer’ (união intima) o Pai, Cristo foi posto num alto retiro, ou seja, à destra de Deus nas alturas ( Sl 110:1 ; Jo 10:30 ). A palavra ‘conhecer’ tem dois significados na bíblia. Um dos significados é ‘ter ciência de algo’, ‘saber acerca de’, e o significado que este Salmo apresenta é de comunhão íntima.
Do mesmo modo que o Pai e o Filho são pessoas distintas, e, no entanto, são um ( Jo 10:30 ), todos quantos crerem no Filho são um com o Pai e o Filho ( Jo 17:21 -23).
Cristo haveria de invocar o Senhor ( Sl 56:1 ; Sl 57:1 ), e Deus haveria de respondê-lo. E como Deus haveria de respondê-lo? Não deixando o Cristo à mercê da angústia? Não! Deus não prometeu livrá-lo da angústia, antes prometeu estar com Ele durante o período da angústia. Para que Deus estivesse presente na angústia, necessariamente o Cristo deveria ser e foi angustiado "E tomou consigo a Pedro, e a Tiago, e a João, e começou a ter pavor, e a angustiar-se" (Mc 14:33 ).
Como lemos nos evangelhos, Jesus clamou ao Pai no Getsêmani, porém, Ele foi angustiado até a morte, e morte de cruz "Então chegou Jesus com eles a um lugar chamado Getsêmani, e disse a seus discípulos: Assentai-vos aqui, enquanto vou além orar" ( Mt 26:36 ). O Messias foi glorificado quando entregou ao Pai o seu espírito, momento em que o Pai O retirou da angústia “Em ti, ó Senhor, me refugio; nunca seja eu envergonhado; livra-me pela tua retidão (...) Nas tuas mãos encomendo o meu espírito...” ( Sl 31:1 -5).
O Cristo de Deus foi glorificado com a glória que Ele tinha antes de ser introduzido no mundo, e entrou no descanso do Pai até que os seus inimigos sejam postos por estrado dos seus pés "E agora glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse" ( Jo 17:5 ).
A promessa do Pai para o Filho é abundância de dias, longevidade, ou seja, vida eterna "Vida te pediu, e lha deste, mesmo longura de dias para sempre e eternamente" ( Sl 21:4 ). O Filho do homem viu a salvação de Deus “Tu és o mais formoso dos filhos dos homens e os lábios foram ungidos com a graça, por isso Deus te abençoou para sempre. Cinge a tua espada à coxa, ó valente; cinge-te de glória e majestade” ( Sl 45:2 -3).
A cerca de Deus que assumiu a condição de Filho o Salmo 45 declara, conforme atesta o escritor aos Hebreus:“O teu trono , ó Deus, é eterno e perpétuo; o cetro do teu reino é um cetro de equidade. Tu amas a retidão e odeias a impiedade; portanto Deus, o teu Deus te ungiu com o óleo de alegria, mais do que a teus companheiros” ( Sl 45: 6 -7 ; Hb 1:8 ).
O Salmo 91 foi composto por Moisés, que o dedicou à tribo de Levi. Moisés penetra nas nuvens Divinas e foi envolvido na sombra do Todo-Poderoso, o Salmo começa: "Quem habita na proteção do Altíssimo, pernoita à sombra de Shaddai.......".
A importância de orar a Palavra.
O meio de nos comunicarmos com alguém é através do diálogo, e a oraçã0o é a chave para falarmos com Deus.
O que é oração?
Súplica, fala, diálogo com alguém que queremos nos comunicar, relacionar e conhecer. Portanto, aguarda-se também uma resposta.
A oração é um diálogo e não um monólogo.
Quantas vezes falamos com Deus e na hora da resposta não permanecemos em silêncio para ouvirmos o que Ele tem a nos dizer.
As crianças pequenas pedem muitas coisas as mães e na hora de servi-las, já não estão mais ali, já correram para brincar.
Somos crianças em relação a oração. Deus deseja nos responder, mas não temos paciência para nos aquietarmos em sua presença e aguardarmos a resposta.
O Salmo 91 fala de Deus como nossa proteção, como nosso abrigo e refúgio quando sentimos medo.
A fé do salmista no Deus Todo-Poderoso como protetor ajudou-o a atravessar todos os perigos e temores da vida.
Vamos trocar nossos temores pela fé em Deus.
O Salmo 91 é dividido em três partes.
De 1 a 4 ele apresenta Deus como Refúgio.
De 5 a 14 ele apresenta Deus como Protetor.
De 15 a 16 Ele apresenta Deus como Salvador.
V. 1- Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.
Habitar: ocupar como morada
A primeira condição para usufruirmos dessas promessas é habitarmos no esconderijo do Altíssimo. Só habita no esconderijo de Deus aquele que conhece e tem intimidade com Ele.
Somente o que confia em Deus pode obter descanso.
Como uma pessoa pode confiar em alguém se não a conhecer?
Entregaria você a chave de sua casa a um desconhecido?
Se você tiver intimidade com o Pai, Ele te diz que como as aves voam, assim Ele, Jeová dos exércitos te protegerá, protegendo e livrando, passando te salvará. (Isaías 31: 5)
Quando
você está escondido em Deus os inimigos de tua alma não
poderão te prejudicar.
Isso
aconteceu com Eliseu (II Reis 6: 11 a 17)
O
Senhor nos guarda com exércitos angelicais.
Quem
vive no esconderijo do Altíssimo anula a própria
vontade para obedecer a de Deus (Lê Lucas22:42).
Esconderijo:
Lugar que se esconde
Esconderijo
nos faz pensar em um ninho onde os passarinhos estão
protegidos pelo pássaro mãe. (Mat. 23: 37)
Altíssimo:
Muito alto, Deus . Demonstra que Ele é maior do que qualquer
ameaça ou perigo que venhamos a enfrentar.
Sombra:
luz bloqueada; espaço desprovido de luz; a sombra traz alívio
do calor do sol (nuvem).
Quem
escreveu este Salmo foi Moisés e ele sabia bem o que estava
falando.
No
deserto quando a nuvem parava o povo acampava para descansar debaixo
da sombra poderosa da nuvem de Deus.
Ali
podiam descansar, pois o Senhor velava por eles.
Podiam
ficar despreocupados porque a sombra de Deus estava ali. Então
não faltava nada para o povo: nem água, nem alimentos,
nem roupas, tudo estava debaixo da providência de Deus.
Nem
mesmo as enfermidades ou peçonhas do deserto se atreviam a
atacar o povo que estava debaixo da nuvem, da sombra.
Ele
nos livra de todo perigo espiritual e físico.
Onipotência
é um dos atributos de Deus que significa: cujo poder não
há limites. Seu poder vai além da lógica humana.
Onipotente:
tem todo poder
Onipresença:
está em todo lugar
Onisciente
: conhece todas as coisas
Ele
nos faz conhecer seu poder para que possamos desfazer todas as
maquinações do inimigo. Nos defendermos e sairmos das
tribulações com vitória. (Lucas 10:19)
Assinar:
Postagens (Atom)