Total de visualizações de página

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

SALMO 1


Os Salmos de Exaltação à Lei de Deus (I): SALMO 1

Introdução:
O desafio dos dois caminhos

Podemos ser "bem-aventurados" (1:1) ou podemos "perecer" (1:6); podemos buscar o conselho dos pecadores (1:1) ou ter nosso prazer "na lei do Senhor" (1:2). Podemos ser frutíferos (1:3) ou estéreis (1:4).
É claro: há somente duas estradas para viajar e somente dois destinos possíveis. E também é claro que não podemos fazer a viagem errada e terminar no destino certo.
Jesus confirmou este princípio quando falou de somente dois caminhos: o estreito - que conduz à vida, e o largo - que conduz à destruição (Mateus 7:13-14).

Os Justos X Os Ímpios

1-3 O justo é bem-aventurado: Uma palavra mais enfática do que “feliz”; ser alguém “bem-aventurado” é desfrutar do favor e da graça de Deus.

1. O que ele não faz.

Não anda... não se detém ... nem se assenta. O homem justo é aqui descrito pelo que ele evita. Há uma progressão nos verbos “andar”, “deter-se” e “assentar-se”.
A aceitação dos seus conselhos, a participação dos seus costumes; e a adoção da sua atitude mais fatal – isto porque os zombadores são os mais escandalosos pecadores e os mais distantes do arrependimento, pois escarnecem de tudo que é referente a Deus.
Essas 3 negativas preparam o caminho para aquilo que é positivo. Mesmo no Éden, Deus deu ao homem uma negativa, a fim de lhe permitir o privilégio de uma escolha decisiva.
A Mente é o 1º baluarte a ser defendido – Conselho dos ímpios X a Lei do Senhor
Aquilo que molda o pensamento do homem, molda a sua vida.

2. O que ele faz.

Ele Medita na Palavra de Deus
Meditar significa: Ponderar, refletir, estudar. Pensar intensamente em algo.
A idéia aqui é para ponderar, falar consigo mesmo. É estar tão envolvido com a palavra de Deus, que lemos um versículo, e o repetimos para nós mesmos para pegar o sentido dele.
Meditar na Palavra é o único meio de conhecermos a vontade de Deus (testamento). Devemos não somente meditar mas escolher diariamente viver na palavra.

3. Como ele é Frutífero, próspero.

Assim como José prosperou no Egito, assim sucederá ao justo. Ele é comparado a uma árvore viçosa, sempre florescendo porque há água abundante próxima.
Josué 1:8: "Não cesses de falar deste livro da lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido."

4-6 O ímpio é amaldiçoado

Não é assim o zombador: ele escarnece a lei de Deus, mas está condenado à frustração e à morte. Ele ridiculariza a palavra de Deus, mas não pode destruí-la. Ele a desobedece, mas não pode fugir dela. Ele não "prevalecerá no juízo" (1:5).

Nenhum comentário:

Postar um comentário