Total de visualizações de página

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

SALMO 119:113-176


Os Salmos de Exaltação à Lei de Deus (II):
SALMO 119:113-176

Continuação – Parte 3/3

113-120 Sâmeque A Fidelidade do Servo.
O salmista era singelo de mente; ele amava a Deus e à lei do Senhor. Em conseqüência, ele era estável, diferente do homem de mente dúplice (Tg 1.8). Duplicidade é semelhante à palavra que Elias empregou, desfazendo daqueles que “coxeavam entre dois pensamentos” (1Rs 18:21). Os homens que estão sempre em cima do muro, cada hora tendem para um lado. Seja firme na sua fé em Deus e confiante nas suas promessas.
Vs. 116 NTLH “Dá-me forças, como prometeste, e eu continuarei vivo; não permitas que eu fique desiludido com a minha esperança.”

121-128 Ain Pressões da parte dos ímpios.
Vê-se aqui, que o salmista estava se sentindo cansado de esperar a justiça divina. Ele clama a Deus para que não permita que os orgulhosos o façam sofrer e com a honestidade direta que o caracterizava, ele diz a Deus que este tinha adiado seu julgamento já por tempo bastante. Os ímpios mereciam o castigo que deveriam receber.
Vs. 123 NTLH “Os meus olhos estão cansados de tanto olhar, esperando que me salves e assim cumpras a tua promessa.”

129-136 A Explicação da tua palavra traz luz.
O salmista queria que o Senhor o guiasse por toda a sua vida. Ele percebia que o indivíduo está dentro da vontade de Deus enquanto busca obedecer a sua palavra revelada. Mas ele também compreendia que a obediência é impossível, a menos que Deus lhe supra a graça para assim fazer.
Vs. 130 NTLH “A explicação da tua palavra traz luz e dá sabedoria às pessoas simples.”

137-144 Tsade A Palavra de Deus é justa, pura, verdadeira, eterna, etc.
Vs. 140 NTLH “Como é firme a tua promessa! E como este teu servo a ama!

145-152 Cofe Invocar o Senhor de todo o coração, o dia todo.
Vs. 149a NTLH “Ouve-me. Ó Senhor Deus, por causa do teu amor! ...”

153-160 Reche Vivificação segundo a promessa, os juízos, a bondade.
Quando confiamos a nossa vida a Deus, ele restaura a nossa integridade. Podemos estar certos que nos defenderá e nos protegerá daqueles que nos perseguem. Podemos contar com ele para nos animar quando o processo de recuperação se mostrar difícil e doloroso.
Vs. 154 NTLH “Defende a minha causa e livra-me dos meus inimigos; conserva-me vivo, como prometeste.”

161-168 Chim Amar a lei do Senhor ardentemente.
Vs. 165 NTLH “Aqueles que amam a tua lei têm muita segurança e não há nada que os faça cair.”

169-176 Tau Súplica a Deus, porque o servo não se esquece da palavra do Senhor
Vs. 174 NTLH “Como desejo que me ajudes, Ó Senhor Deus! Na tua lei encontro a felicidade.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário