Total de visualizações de página

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

SALMOS 45 E 47


SALMOS DE CELEBRAÇÃO À REALEZA - MESSIÂNICOS - SALMOS 45 E 47

SALMO 45

TÍTULO

Os muitos títulos deste salmo marcam sua realeza, sua importância profunda e solene, e o deleite que o compositor sentiu com ele. "Ao mestre da música sobre Shoshannim." A tradução mais provável desta palavra é "Sobre os lírios" ("De acordo com a melodia Os Lírios", NVI). Esse pode ser um título poético dado a este mais nobre dos cânticos segundo a maneira oriental, ou pode ter relação com a música à qual foi associado, ou ao instrumento que deveria acompanhá-lo. Somos inclinados à primeira teoria, e, se for a verdadeira, é fácil ver como fica bem o empréstimo de um nome para um poema tão belo, tão puro, tão seleto, tão inimitável de acordo com os lírios dourados, cuja cor viva tinha maior brilho que a glória de Salomão. Para os filhos de Corá. Cantores especiais nomeados para tão divino hino. O rei Jesus merece ser louvado não com desvarios aleatórios, mas com a música mais doce e mais hábil dos coristas mais bem treinados. Os corações mais puros no templo espiritual são os cantores mais harmoniosos aos ouvidos de Deus; canto aceitável não é tanto questão de vozes melodiosas como de afetos santificados, mas em nenhum caso devemos cantar Jesus com corações despreparados. Maschil, uma ode instrutiva, não uma canção leviana, nem uma balada romanceada, mas sim um salmo de ensino santo, didático e doutrinário. Isso prova que deve ser espiritualmente compreendido. Bem-aventurado é o povo que conhece o sentido de seu som jubiloso. Um cântico de amores. Não uma canção sentimental de amor, mas um cântico celeste de amor eterno próprio para as línguas e os ouvidos dos anjos.
ASSUNTO
Alguns viram aqui apenas Salomão e a filha do Faraó - estes têm miopia; outros vêem tanto Salomão como Cristo - são vesgos; olhos espirituais bem enfocados vêem aqui só Jesus, ou, se Salomão estiver presente, deve ser como aquelas sombras anuviadas de transeuntes que atravessam na frente da câmera, só levemente traçáveis numa paisagem fotográfica. "O Rei", o Deus cujo trono é para todo o sempre, não é mero mortal e seu domínio sempiterno não é limitado pelo rio do Líbano e do Egito. Este não é um canto de casamento de núpcias terrestres, mas sim um Epitalâmio para o Noivo Celeste e sua esposa eleita.
DIVISÃO
Sl. 45.1 é uma participação de intenção, um prefácio ao canto; Sl 45.3 adorna a beleza ímpar do Messias, e a partir de Sl 45.3-9, são dirigidas a ele atribuições admiradoras de louvor. Sl. 45.10-12 são palavras faladas à noiva. Fala-se sobre a igreja ainda em Sl 45.13-15, e o salmo termina com nova fala dirigida ao Rei, predizendo sua fama eterna, Sl 45.16-17.



SALMO 47

TÍTULO
Ao mestre da música. Muitos cânticos foram dedicados a este dirigente do coral, mas ele não ficou sobrecarregado com isso. O culto de Deus é tão deleitoso que não nos pode entediar, e a parte mais deleitosa, o cantar de seus louvores, é tão prazerosa que nunca é demais. Sem dúvida, o grande músico, como era comissionado para preparar tantos cantos sacros, sentia que quanto mais tivesse, melhor. Um salmo para os filhos de Corá. Não podemos concordar com aqueles que pensam que os filhos de Corá foram os autores destes salmos; têm todos eles as indicações da autoria de Davi que se poderia esperar. Nosso ouvido já se acostumou ao som das composições de Davi, e nós estamos moralmente certos de que o ouvimos neste salmo. Todo perito detectaria aqui o autógrafo do filho de Jessé, se não estivermos muito enganados. Os coraítas cantaram estes salmos, mas cremos que não os escreveram. Cantores competentes foram aqueles cuja origem os lembrava do pecado, cuja existência foi prova de graça soberana, e cujo nome tem uma ligação próxima com o nome do Calvário.

ASSUNTO
É difícil decidir se o assunto imediato deste salmo é o carregar da arca da casa de Obede-Edom até o Monte Sião ou a celebração de alguma vitória memorável. Como até os doutores divergem, quem iria dogmatizar? Mas fica muito claro que tanto a soberania atual de Jeová como as vitórias de nosso Senhor são aqui colocadas em hino, enquanto docemente se gloriam em sua ascensão, tanto como na profecia dela.

DIVISÃO
Num salmo tão breve, não há necessidade de outra divisão do que a indicada pela pausa musical no fim de Sl 47.4.

Nenhum comentário:

Postar um comentário