Total de visualizações de página

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

SALMOS 87 E 101


SALMOS DE CELEBRAÇÃO À REALEZA - MESSIÂNICOS - SALMOS 87 E 101
SALMO 87


TÍTULO 

Um salmo ou cântico para os filhos de Corá. Um hino sagrado e um poema nacional. Uma teocracia combina as ideias religiosas e patrióticas em um só, e à medida que nações se tornam cristianizadas, suas canções populares se tornarão profundamente impregnadas de sentimentos piedosos. Julgado por esse padrão, nossa própria terra está muitíssimo atrasada. Este "salmo ou canção" foi composto pelos filhos de Corá ou foi dedicado a eles: como eles guardavam as portas da casa do Senhor, podiam usar esta bela composição como um salmo dentro das portas, e como um canto fora. 




ASSUNTO E DIVISÃO 

O canto é em honra de Sião, ou Jerusalém, e trata do favor de Deus àquela cidade situada entre as montanhas, das profecias que a tornaram ilustre e da honra de ser natural de lá. Muitos concebem que foi escrito na fundação de Sião, a cidade de Davi, mas será que a menção de Babilônia não significa uma época posterior? Parece ter sido escrito depois que Jerusalém e o Templo foram construídos, e desfrutara uma história, da qual gloriosas coisas podiam ser faladas. Entre outras maravilhas. 

O salmo 87, enfoca Sião, a cidade de Jerusalém, como a cidade de Deus. Agora, a celebração não é ao Messias, propriamente dita, mas à sua cidade-capital. Logicamente, estamos vendo uma linguagem figurada da Jerusalém, centro político e religioso do mundo hoje, e, também, da Jerusalém excelsa, aquela que nos aguarda no futuro em que a volta de Cristo será celebrada . 



SALMO 101 

TÍTULO 

Um salmo de Davi. Este é um salmo exatamente como o homem segundo o coração de Deus comporia quando estava para se tornar rei em Israel. É todinho Davi, direto, resoluto, devoto; não há sequer um traço de diplomacia ou vacilação; o Senhor o nomeou para ser rei, e ele o sabe, portanto ele tem o propósito em todas as coisas de comportar-se como convém a um monarca que o próprio Senhor escolheu. Se nós chamamos este de O SALMO ou RESOLUÇÕES PIEDOSAS, quem sabe vamos nos lembrar dele ainda mais prontamente. Depois de cânticos de louvor um salmo sobre a prática não só proporciona variedade, como chega muito adequadamente. Nunca louvamos melhor o Senhor do que quando fazemos aquelas coisas que são agradáveis à sua vista. 

Encontramos nesse salmo certa semelhança com o salmo 87 de Salomão. Davi se compromete com Deus em viver de um modo irrepreensível. É o desejo do rei de que tanto a sua vida pessoal (v.1 a 4) quanto as relações de amizade (v.5 a 8) reflitam uma integridade total de vida. 

“Portar-me-ei sabiamente no caminho reto .... andarei em minha casa com integridade de coração.” (v.2) 

O salmista retrata a sua intimidade mais profunda, desejando andar com retidão na presença do Senhor. É uma oração de petição. O salmista pede por santidade. Este salmo deve ser também a nossa oração. A pureza desejada pelo rei terreno é aquela que nós, crentes de hoje, devemos aspirar também. 












Nenhum comentário:

Postar um comentário